Tem como acabar com as estrias? Tratamentos para melhorar e como evitar

Eu sempre recebo a dúvida: como acabar com as estrias? Então fiz um pequeno dossiê da estria, com tudo que você precisa saber sobre ela, quais são os tratamentos mais eficazes, o que eles podem fazer por você e quais ativos você deve procurar nos cremes para estria. Para responder essas dúvidas existenciais de forma consistente recorri a duas dermatologistas, a Dra. Daniela Schmidt Pimentel, do Hospital Sírio Libanês, e a Dra. Mônica Aribi, da clínica Mônica Aribi, que me deram todas as respostas a seguir.

Vou dividir tudo em tópicos, mas recomendo a leitura de todos, afinal é sempre bom a gente entender o que está acontecendo com o nosso corpo, certo?! Ah! E antes de tudo, saiba que o aparecimento das estrias é muito comum, principalmente em quem engordou ou cresceu rápido demais – eu, por exemplo, tenho um monte de estrias, principalmente na região dos flancos. Então, não é preciso ter vergonha ou achar que é um fracasso ter as linhas brancas, muito menos pensar em retirá-las caso você não se incomode, viu!?

Imagem: reprodução da fotógrafa Jade Beall
Imagem: reprodução da fotógrafa Jade Beall

Por que eu, meu Deus?

Primeiro de tudo, saiba que a estria é como se fosse uma ferida e depois uma cicatriz, gerada pelo rompimento das fibras elásticas da sua pele. Isso acontece quando você cresce rápido demais, aí a sua pele não consegue acompanhar esse ritmo de crescimento e acaba se rompendo e gerando a cicatriz (ou estria). As mais comuns são as da puberdade (quando você tem o estirão do crescimento, sabe?), as estrias da gravidez (por causa da barriga) e as estrias por causa do aumento de gordura que faz algumas regiões crescerem. E, acredite se quiser, colocar silicone ou malhar demais também podem gerar estrias – já que nos dois casos algumas regiões crescem “de uma hora pra outra”.

 

Estrias vermelhas X Estrias brancas

A diferença entre elas é a “idade”. As vermelhas são mais recentes e as brancas mais antigas. As estrias vermelhas e jovens estão passando por um processo inflamatório que destrói as fibras. As brancas já estão no processo de cicatrização. Quando as estrias vermelhas são tratadas, você está diminuindo e cortando o processo inflamatório evitando a destruição total das fibras, por isso o tratamento nessa fase funciona melhor.

 

Mas tem como acabar com as estrias?

“Nunca falamos em cura, apesar de algumas pessoas terem uma recuperação muito grande, tornando as estrias jovens quase imperceptíveis”, diz a Dra. Daniela Schmidt Pimentel. Quanto mais rápido é feito o tratamento, melhores são os resultados. Principalmente se a estria ainda for vermelha. “Elas também são diferentes em relação à largura e local de aparecimento, aí quanto mais fina melhor o resultado”, completa a dermatologista. Mas vale dizer que tudo depende da genética da paciente, da raça, da idade, da produção de colágeno individual e até mesmo da alimentação. O resultado é variável, depende da localização das estrias (região da mama responde mais rápido, por exemplo), da largura e espessura.

 

Imagem: reprodução da fotógrafa Jade Beall
Imagem: reprodução da fotógrafa Jade Beall

Qual tratamento eu devo fazer?

Para estrias brancas > Laser fracionado

Procure pelo nome: Laser de CO2 Fracionado

Como funciona > usa-se a energia térmica do laser para promover um dano controlado na pele a fim de estimular a produção do colágeno. Como a agressão é suave seria como renovar a pele da estria.

Sessões necessárias > são realizadas de 5 a 10 sessões em média dependendo do tipo de aparelho e tipo de estria.

Intervalo entre as sessões > 15 dias

Aparência da pele após a sessão > a região fica inchada e avermelhada, formam-se crostas acastanhadas que cairão aos poucos e, dependendo do paciente, podem durar até 30 dias.

Contraindicações > são contraindicados na gestação e pode causar manchas nas peles mais escuras.

Cuidados > não é indicada a exposição ao sol durante o tratamento.

A vantagem > o número menor de sessões em muitos casos com resultado mais rápido,

A desvantagem > o custo mais elevado e o risco de aparecimento de manchas escuras, mas que saem com o tempo e com uso de clareadores.

 

Para estrias vermelhas ou em áreas grandes > Radiofreqüência e infravermelho

Procure pelo nome: Fractora

Como funciona > são equipamento que só aquecem a pele estimulando o colágeno e a renovação.

Sessões necessárias > são realizadas de 1 a 3 sessões para alguns tipos de equipamentos e de 4 a 10 em outros modelos.

Intervalo entre as sessões > 15 dias

Aparência da pele após a sessão > a área fica bem vermelha e inchada, o que pode durar de 1 ou 2 dias até mais ou menos 7 dias.

Contraindicações > São contraindicados na gestação.

A vantagem > a segurança e poucos efeitos colaterais se seguido a técnica adequada, pode ser realizado em peles morenas e pode-se expor ao sol durante o tratamento.

A desvantagem > o custo que é mais elevado no equipamento de poucas sessões, além de necessitar de complementação ao tratamento da superfície da pele.

 

É muito caro?

Tudo vai depender da clínica que você vai fazer. Em uma pesquisa rápida, vi preços que variam entre R$ 500 e R$ 1500 a sessão. Eu acho que o essencial é ir a um lugar de confiança, afinal você já está indo para se livrar de um incômodo e não vai querer gerar outro, certo?!

 

Imagem: reprodução da fotógrafa Jade Beall
Imagem: reprodução da fotógrafa Jade Beall

Como diminuir as estrias em casa?

“Em casa, o paciente pode fazer uso de estimulantes de colágeno (ácido retinóico) à noite, retirando pela manhã e aplicar um hidratante, uso de formadores de colágeno via oral, uma dieta rica em proteína e antioxidantes”, indica a Dra. Daniela Schmidt Pimentel.

 

Como eu faço para evitar o surgimento de novas estrias?

É super importante manter a hidratação da pele sempre em dia – com cremes e alimentação correta! Alguns ativos muito usados na prevenção de estrias são a vitamina C, ácidos de frutas, retinol, óleo de semente de uva e óleo de rosa mosqueta.

 

>>> Leia também 10 maneiras de evitar o inchaço das pernas e pés

 

 

Gostou das dicas de como acabar com as estrias ou pelo menos diminuir? Me conta suas dúvidas, questões, aprendizados, dicas, e tudo mais o que você quiser comentar. Espero que o post tenha te ajudado a entender melhor por que você tem estrias e como tratá-las caso decida por removê-las. Confesso que as minhas me incomodam um pouco, mas não tenho a menor disposição para ficar indo tratar… hahaha Enfim, por hoje é isso.

 

HUA HUA

BJÓN

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados