SCALP  CARE

Entrevistei a dermatologista especialista em tricologia Dra. Ana Carina Junqueira e a especialista em saúde capilar Viviane Coutinho, pra descobrir TUDO sobre A SKINIFICAÇÃO  - ou scalp care

A skinificação do cabelo (ou scalp care) nada mais é do que a mistura de skincare com haircare, afinal é o cuidado com a pele do couro cabeludo

“Assim como a pele do rosto, o couro cabeludo também sofre interferências que podem alterar a saúde dos fios como poluição, processo químico, mudança hormonal, estresse, entre outros”, diz a Dra Ana Carina.

Nenhum cosmético é capaz de alterar características do seu DNA - como espessura natural e formato do cabelo.  "O que os tratamentos podem fazer é recuperar  características que foram danificadas por fatores externos", explica a dermatologista.

Um cabelo saudável é a junção do couro cabeludo saudável + fios saudáveis.  "o couro cabeludo é o solo e o cabelo é a planta, se eu tenho um solo doente essa planta cresce doente", compara a especialista Viviane Coutinho.

COMO FAZER SKINIFICAÇÃO

É importante que seja feita com produtos específicos para o seu tipo de cabelo e  em dias alternados e/ou toda vez que fizer atividade física, Segundo a especialista, Viviane Coutinho 

LIMPEZA

Tônicos e loções também devem obedecer ao tipo de cabelo e ajudam a manter o equilíbrio, melhorar o fortalecimento e fazer a prevenção anti-envelhecimento dos fios.  “Eles devem ficar, no mínimo, 2 horas em contato com  o couro para que sejam absorvidos", indica a doutora. 

CUIDADO E PREVENÇÃO

Com cerdas macias e flexíveis feitas de silicone, as escovas massageadoras de couro cabeludo ajudam na circulação sanguínea e facilitam a boa higienização A massagem pode ser feita em movimentos circulares e uma vez por dia durante o banho ou antes de dormir.

MASSAGEM

PRA QUEM É  INDICADO

Para todas as pessoas que querem ter fios mais bonitos e cheios de vida, inclusive quem tem raiz oleosa e, principalmente, pra quem tem química no cabelo, como alisamentos ou tinturas.  

PRA QUEM É  contra-INDICADO

No caso dos produtos só é contra-indicado caso ocorram alergias e grávidas devem avaliar as fórmulas com seus médicos.