Noiva plus size Ju Ricci: “não quis emagrecer para casar”

“Eu sou gorda 364 dias do ano e no dia do meu casamento vou ser magra?!? PRA QUÊ?”

Foi assim que começou nossa conversa no sofá da sala da minha casa, quando a Ju Ricci, blogueira do Hoje Vou Assim Plus Size veio a São Paulo buscar seu vestido de noiva plus size, carinhosamente feito pelo estilista Arthur Caliman.

JuRRi, como a chamamos, casou esse sábado em uma festa no Rio de Janeiro com direito a muitas gordas extremamente bem vestidas. Ela estava linda em um vestido branco com fundo rosa claro, pensado em cada detalhe para satisfazer seu desejo de ser uma noiva plus size clássica com toques retrô. O que me impulsionou a escrever esse post é que JuRRi e eu somos amigas há um tempão e notei que ela não fez nenhum regime louco ou emagreceu horrores para entrar em seu vestido de noiva, muito pelo contrário… Ela sempre acreditou que o vestido é que tinha que vestir seu corpo e que, linda do jeito que é, não deveria mudar para casar-se.

Conversei com a JuRRi a respeito de seu vestido e de seu momento como noiva plus size, para inspirar todas as noivinhas que estão inseguras ou que sonham com o grande dia. Anota aí as dicas:

 

♥ Ju Ricci conta como ficar uma noiva plus size linda ♥

Como você estava se sentindo com o seu corpo quando resolveu casar? Ele em algum momento foi um problema?

Eu não quis emagrecer para casar, me sinto muito bem com o meu corpo, me acho linda e o Pedro (o noivo) também. Aliás, não tive nem o questionamento, porque eu sou bem resolvida desde a criação do blog.  As mulheres com quem eu me relaciono me inspiram muito e rola uma troca de inspiração diária.

Alguém cobrou o emagrecimento?

Eu estou tão envolvida com pessoas ao meu redor que veem minha beleza como única, que embora a sociedade possa pensar que eu tenha que mudar, eu não sinto mais essa vibração perto de mim. Eu acho que as pessoas estão se vendo mais como elas são, como elas devem ser. Eu não tenho mais essa pressão no meu ciclo de amizades. Quando a pessoa vê que você se aceita, ela te olha e fala “ela tá tão radiante que não é um corpo que vai fazer ela mudar”. Por que eu teria que emagrecer se já estou tão bem assim? As pessoas emagrecem para o casamento e depois passam o resto da vida olhando as fotos e pensando “ai eu era tão magra”, mas não era! O álbum vira um álbum fake! O mais importante é aparentar felicidade!

[blockquote author=”Ju Ricci, do Hoje Vou Assim Plus Size” pull=”normal”]Por que eu teria que emagrecer se já estou tão bem assim? As pessoas emagrecem para o casamento e depois passam o resto da vida olhando as fotos e pensando “ai eu era tão magra”… Mas, não, não era![/blockquote]

Como foi a pressão do corpo na hora da escolha do vestido?

Dei uma olhada no que existia, no que as meninas usavam para casar, joguei no Google “vestido de noiva plus size” pra pegar referências. Mas eu tinha na cabeça o tipo de vestido que eu queria usar, o tecido, o estilo. Eu não queria imitar as fotos que já existiam, queria tirar inspiração e também colocar o que eu gosto no meu vestido.

Como você escolheu a modelagem, cor, estilista, etc?

Pensei em sempre valorizar as partes do meu corpo que eu gosto, como dar destaque pro colo e pro rosto, e queria parecer bem elegante, chegar chegando, sabe? ter uma imagem impactante, que quando as pessoas olhassem pra mim pensassem: esse vestido foi feito para ela, ela não precisou mudar o corpo para ficar linda no vestido.

Eu gostei tanto de como o vestido de festa do Arthur Caliman caiu em mim que eu perguntei se ele faria o meu vestido. Ele explicou que não fazia vestido de noiva, mas que faria o meu. Aí não tive dúvida que sairia maravilhoso, porque botar um vestido que cai perfeitamente não tem igual. Como ele já tinha todas as minhas medidas, foi fácil o vestido ficar incrível no meu corpo, porque as costureiras já tinham contato comigo, já tinham me visto, e ele tem um scanner de corpo que também ajuda na hora de fazer o vestido perfeito.

Seu vestido tem umas particularidades e detalhes específicos, conta pra gente por que você escolheu esses detalhes?

Queria um vestido romântico que traduzisse meu estilo, que fosse minha cara e que eu olhasse pra ele e pensasse “esse vestido foi feito só pra mim”. Eu queria que a minha imagem remetesse a uma noiva retrô, porque isso faz parte do meu estilo.

Eu falei para o Arthur que tinha muita preocupação com a minha cintura, porque eu não tenho um corpo muito acinturado, muito proporcional. Pra ficar completamente bonita você tem que se sentir bem na roupa e ela tem que cair bem. E, pra mim, ficar bem é respeitar proporções e estilo, então não adianta nada eu deixar que o estilista fale qual a melhor proporção pra mim, quem conhece melhor meu corpo sou eu. Aí, pedi um vestido acinturado, com uma saia bem fluida, que desse um leve volume no meu quadril e o colo bem destacado e ainda não tinha certeza sobre os brilhos. Então a gente conversou e chegou à conclusão que os brilhos poderiam ser pontuais, na cintura, na região do ombro.

[blockquote author=”Ju Ricci, do Hoje Vou Assim Plus Size” pull=”normal”]O vestido tem que traduzir quem você é, não adianta querer agradar outras pessoas. As pessoas têm que enxergar no vestido seu momento representado, tem que transbordar o que você está sentindo ao se unir com a pessoa amada.[/blockquote]

Ele tem uma camada de cor, que é o rosa champanhe, por cima a renda francesa, e uma camada de tule. Eu escolhi o rosa por baixo do branco, porque eu queria ser uma noiva única e gosto muito desse tom de rosa.  Queria que ele irradiasse quem eu sou, iluminasse quem eu sou. O drapeado no peito foi uma ideia minha para ser a cereja do bolo e dar o destaque pra região que eu mais gosto no meu corpo, pra chamar a atenção para essa região.

Eu gosto muito de mangas 3/4, apesar de não ter problema algum com meus braços hoje em dia, mas eu acho que meu vestido pedia uma manga, até porque é um vestido que não tem tantos bordados e brilhos, então o que vale é o modelo em si, achei que a manga ia dar um toque a mais. A manga ia deixar a região da cintura mais rica e complementar os detalhes do vestido deixando o visual mais elaborado.

Como foi o processo de provas do vestido? Ficou como você queria? Deu medo?

Fiz 4 provas de vestido, na primeira para conversar sobre tecido, modelagem e desenho. A segunda para ver a “carcaça” do vestido em moulage, na formatação simples mas já era o esboço do vestido final. Nas outras duas provas nós fizemos ajustes, trabalhamos melhor o busto, as costureiras começaram a colocar as aplicações de bordado e de pedras Swarovski. E a última prova foi pra ajustar altura da barra, a gente tirou fotos pro insta e busquei o vestido. Durante o processo, como eu moro no Rio de Janeiro e o ateliê é em São Paulo, o Arthur me enviou por Sedex 2 tecidos rosados, um mais claro e outro mais escuro, com a renda por cima, para que eu pudesse decidir qual tom de rosa eu queria. Eu elegi o meu preferido, mas fiz uma enquete com as pessoas próximas, inclusive com o Pedro, meu noivo, o que elas achavam que ficaria melhor.

Durante o processo bateu um insegurança de não ficar como eu queria, mas conforme fomos fazendo as provas eu fui falando onde eu queria que mudasse ou melhorasse, como eu imaginava que ficaria. E bons estilistas e costureiros sabem entender o seu sonho e como transformá-lo em realidade. Aí a importância em confiar na pessoa que fará seu vestido! No final a realidade superou minhas expectativas, mas foi um trabalho minucioso de muita comunicação.

Como você escolheu o make e o cabelo?

A boca foi com cor, porque eu sou dessas, amo batom vermelho. O cabelo eu só fui decidir no momento da prova, mas eu já sabia o que eu não queria usar: eu não queria flor nem véu comprido no cabelo. Comprei uma voilette e uma pluma porque eu queria que tivesse um toque retrô. 

 

♥ Dicas da JuRRi para quem vai casar ♥

Eu penso em como vai ser o vestido desde que eu noivei, há dois anos, mas eu fui meio kamikaze. Comecei a conversar com o Arthur pela internet primeiro mandando referências, mas comecei a correr atrás mesmo em janeiro desse ano, 7 meses antes do grande dia, mas não aconselho isso a ninguém, porque eu acho que tem que ter um planejamento maior, para parcelar o valor, para você não ficar afobada e terminar todas as dívidas antes do casamento.

  • Veja com antecedência de uns 2 anos, ficou noiva comece a ver tudo como se a festa fosse no mês seguinte.
  • Quanto mais você pesquisa e mais prova, maior é a chance de ter um casamento com a sua cara, de encontrar aquilo que você quer.
  • Procure e contrate fornecedores em quem você confia, mesmo que as vezes os preços sejam um pouco mais caros.
  • Termine de pagar todas as parcelas de tudo da festa e da cerimonia antes do casamento, para começar a vida de casada já sem dívidas.
  • O vestido tem que traduzir quem você é, não adianta querer agradar outras pessoas. As pessoas têm que enxergar no vestido seu momento representado, tem que transbordar o que você está sentindo ao se unir com a pessoa amada. Não adianta eu querer fazer a femme fatale no dia do meu casamento, se aquele não é o meu estilo e não representa o verdadeiro eu – e o contrário também é válido. O mesmo acontece na escolha do cabelo e da maquiagem. Você tem que usar o que gosta em primeiro lugar e ouça e considere o que o profissional da área tem a dizer sobre os seus desejos, embora sua vontade deva SEMPRE prevalecer o profissional estudou para isso e pode iluminar algumas questões que você nem tinha pensado.

 

Valor

O valor de um vestido feito sob encomenda varia muito de cada detalhe e cada escolha, passando pela modelagem, tecido, aviamentos, bordados, pedras, etc. Aí vale fazer um orçamento com o estilista escolhido antes! Não tenha medo de perguntar, o máximo que vai acontecer é ser muito caro para o seu orçamento. Não há vergonha nenhuma em não poder pagar milhões em um vestido, afinal todo mundo sabe que a festa, a lua de mel e a casa já são gastos suficientes para deixar uma noiva apertada financeiramente. Vale pesquisar, olhar, andar, experimentar, ligar, pedir referências e tudo mais que você puder para se sentir segura na hora da compra!

 

Bom, gatonas, o casamento foi lindo! JuRRi estava uma princesa, feliz e realizada com seu vestido incrível. E vocês? Já casaram? Indicam alguma loja ou estilista? Me contem TUDO nos comentários!

 

 

HUA HUA

BJÓN

6 respostas para “Noiva plus size Ju Ricci: “não quis emagrecer para casar”

  1. olá! casei tem um ano e meio, não sou plus size, mas não sou uma mulher magra, de jeito nenhum, rs. Me recusei a emagrecer para casar (ainda que muitas pessoas me dissessem para fazer isso), pq eu penso desse modo: eu sou assim, meu marido se apaixonou por mim eu sendo assim, vivemos coisas incríveis no namoro eu sendo assim. Foi uma decisão feliz. Casei com muito amor, me sentindo linda e me entendendo como a noiva mais feliz do mundo! Como disse minha irmã (uma das poucas que entendeu minha decisão, pois há um apelo GENERALIZADO para as noivas emagrecerem antes do casamento), não importa muito o seu corpo, mas o efeito afetivo, amoroso, onírico, de colocar um vestido de noiva <3

  2. Oi Ju, me casei agora em abril e também sou plus size. Eu me senti a pessoa mais linda do mundo, até agora fico vendo as fotos e pensando o quanto sou uma gordinha incrível!

  3. Fui uma noiva PLUS size e tava muito desacreditada que iria casar parecendo uma princesa e de repente BOOM : linda, PLUS e poder numa mesma frase definiram todos os elogios que tive e tenho até hoje! Já havia gasto muito no buffet, lugar e tals. ..Acabei optando por fazer o vestido num atelier nada conhecido e foi uma das melhores escolhas custo X benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile