5 dicas para se sentir mais confiante

Resolvi reunir 5 dicas para você se sentir mais confiante, já que confiança não é algo que você já nasce com. Você conquista ao longo dos anos naquele xaveco do gatinho da 8ª série, no prêmio de redação do 2º colegial, no elogio ao seu biquíni durante a viagem de formatura e muitas outras situações que parecem não fazer a menor diferença na hora. Mas, depois de anos, você vê como fizeram. Ou, pior, como fizeram falta. Aí você se lembra das críticas, das brincadeiras de mau gosto, do pé na bunda que você levou do Zé Renato, que te trocou por “aquela magricela” (qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência… Mas, Zé, eu ainda sou muito mais bonita que ela, o.k.?!).

Enfim, você deixa todas essas críticas e frustrações tomarem conta da sua vida, seja porque você está em um momento sensível e de fragilidade ou simplesmente porque nem você mesma entendeu como alguém poderia elogiar uma pessoa como você. Pois, amiga, eu te digo uma coisa: se até Edward e Jacob uniram vampiros e lobos por Bella Swan, a personagem mais sem graça de todos os tempos, você também consegue! Sabe por quê? Aquela frase que a sua avó te fala desde criança é a mais pura verdade: o que seria do azul, se todos gostassem do amarelo? E não estou dizendo que você é sem graça, simplesmente estou dizendo que quaisquer que sejam os seus defeitos, com certeza você tem qualidades para equilibrá-los. E, da mesma forma como você pode achar a Bella um personagem extraordinário, sempre terá alguém para achar que os seus defeitos são qualidades. Parafraseando a minha avó de novo: sempre tem um chinelo velho para um pé doente.

Pensando nisso, resolvi reunir dicas para você se sentir mais confiante e para mentalizar quando estiver passando por uma crise de falta de confiança ou até mesmo para você começar a se conscientizar de que você é LINDA e isso independe de quanto você pesa.

O primeiro passo para você ter mais segurança de si é descobrir do que você realmente gosta. O que você realmente gosta de assistir, qual música te agrada de verdade, o que você gosta de fazer quando está sozinha, etc. Sem medo de ser chata ou de decepcionar alguém. Acredite, as pessoas não vão te odiar se você tiver o seu estilo próprio. Pelo contrário, elas aprenderão a te admirar e respeitar. E, de quebra, você ainda pode encontrar mais pessoas parecidas com você e afastar as que não te acrescentam em nada.

Se a aparência é algo que pesa para aumentar sua insegurança faça um exercício mental: quando você achar uma pessoa bonita se pergunte por que você acha isso.  Repare nela, veja o que é bonito de verdade e identifique os pontos que a tornam bonita. Muitas vezes achamos uma pessoa bonita simplesmente porque os outros também acham ou porque os homens acham ela gostosa (acontece!). E algumas vezes, achamos uma pessoa bonita simplesmente porque ela preenche o requisito básico de Hollywood: pele branca, olhos claros, cabelos lisos e loiros. Depois que você descobrir o que é realmente bonito para você, vá para frente do espelho…

Antes eu achava que era preciso ser magra para ser bonita. Depois percebi que o que eu acho bonito não tem absolutamente nada a ver com o peso…

… e fique olhando sua própria imagem durante alguns minutos. Repare os pontos que você acha negativos e reflita por que eles são negativos. Quem disse que é feio ter celulite, se mais de 90% das mulheres têm? Quem disse que estria é feio? Quem disse que você deve gostar da barriga chapada e pernas tão malhadas que parecem de homem? Depois do passo 1 e 2, veja os pontos que você gostaria de verdade de mudar em você mesma e faça alguma coisa para conquistar isso. Você é uma mulher e não um rato! Você tem a mesma capacidade que QUALQUER outra pessoa. Por que você não teria?! (se você pensou em responder qualquer coisa relacionada ao peso, eu vou dar uma voadora na sua cara! Hua hua. Ser gorda não quer dizer que você é pior ou melhor que ninguém). E assim que terminar de listar os seus “defeitos”, comece a listar as partes que VOCÊ gosta em si. Sem pensar no que os outros gostariam (eu, por exemplo, gosto muito dos meus pneuzinhos laterais. Sim, aqueles mesmos que as pessoas se matam para perder na academia e acham horrível…)

Suas gordurinhas também são lindas! E você é a primeira pessoa que tem que achar isso.

Pare de se importar tanto com o que as pessoas acham de você! Por que você liga para o que o fulano que está sentado do seu lado no ônibus acha do seu braço gordo? Reflita. A opinião dele algum dia vai mudar a sua vida em alguma coisa? Não, não vai. E se o seu braço fosse magro? Te digo uma coisa, o fulaninho não ia nem reparar e, adivinha?! Não ia mudar em nada a sua vida também. Ou seja, qual a diferença? Será que você não anda se preocupando muito com o que as pessoas acham de você, e pouco com o que você realmente é?

As pessoas que você ama falam bosta, aceite. Sempre vai ter sua mãe, irmã, tia, avó, vizinha e mais um monte de gente para te criticar. Elas não fazem isso por mal, fazem porque não pensam antes ou porque acreditam que vão te ajudar dando um choque de realidade. Você mesma provavelmente faz isso de vez em quando, sabe? Fala alguma coisa sem pensar e acaba magoando alguém. É normal e você tem que pensar que as pessoas também têm seus momentos de mau humor e que elas também têm direito a ter opinião. Mas a opinião delas não deve ser mais forte que a sua quando diz respeito à sua própria vida. Use as roupas que você gosta, o cabelo da cor que você quer, saia com a pessoa que faz seu coração bater mais forte… Sua mãe e sua tia ou avó tiveram a chance de fazer as cagadas delas e de olhar para trás e pensar “como eu pude fazer/usar/querer isso?”, você também terá esse direito daqui uns anos, mas para isso precisa tomar decisões por si própria e parar de deixar os outros tomarem por você.

 

Depois de fazer tudo isso, de começar a fazer coisas que você realmente gosta, com pessoas que também gostam das mesmas coisas que você, começar a achar bonito coisas que você acha de verdade e tomar decisões por conta própria levando em consideração as suas vontades, você vai conquistar sua auto-confiança ou pelo menos começar. É um exercício diário de, desculpa a expressão, tacar o foda-se. E não é raspar a cabeça, sair pelada pela rua e gritar por anarquia. Minha sugestão é começar tacando o foda-se para pequenas coisas.

Quando você se der conta, já estará usando regatas, calças coloridas e até top cropped sabendo que metade das pessoas vão te olhar e achar aquilo feio, mas outra metade vai achar aquilo incrível e… você não estará ligando para nenhuma das duas! Simplesmente porque você gosta.

.

Bom, meninas, as minhas amigas me zoam muito por causa da minha auto-estima (que vem muito com auto-confiança). E é verdade, eu tenho um pouco exagerada. Mas fala a verdade, se eu não gostar de mim mesma, quem gostará?!? Você pode começar com esse pensamento. ;)

São coisas que eu vivo dizendo no blog, mas achei legal reunir.

.

HUA HUA

BJÓN

2 respostas para “5 dicas para se sentir mais confiante”

  1. Cara eu sou homem,tenho uma namorada, e estou passando umas dificuldades com ela,com amigos, relação profissional e tudo mais… acho que a maior dificuldade é cmg msm rsrsrs… estou até fazendo tratamento com a psico.. Mas esse seu texto me tocou de tal maneira, que sei lá, talvez o meu problema nem seja esse que está na pauta, mas me deixou feliz em ler. Parabéns pelo trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile