Body positive: o que é o movimento + dicas de como começar a ter uma imagem corporal positiva

Você sabe o que é body positive? Na tradução literal do inglês significa imagem corporal positiva. Tá, mas o que isso quer dizer na prática? É simples: é você ter um olhar positivo e sincero para com a sua imagem e também a dos outros. É deixar de lado padrões do que é ser feio ou bonito e enxergar beleza em todos. Parece complicado, né? Mas se liga aqui que vou explicar como EU, Alexandra, entendo e vivo isso. E podexá que vou te dar dicas para iniciar nesse universo maravilhoso 😀

Aceitar seu corpo não quer dizer conformismo

A primeira dúvida que vem à cabeça das pessoas que começam a se olhar de forma positiva e carinhosa é: “Então eu não posso mudar mais nada?”. Miga, você não é obrigada a nada! Não é nenhuma religião, é você quem trilha e cria esse processo.

Ter uma visão positiva sobre você NÃO É não mudar nada. O que muda é a forma como você pensa sobre isso: será que eu preciso mesmo? De onde vem essa vontade de fazer uma lipo? Não é se conformar com quem você é e pronto, é entender que ter uma visão positiva sobre você mesma é prerrogativa para viver em sociedade.

Ser positiva não é esquecer o lado negativo 

Continuando no tema do conformismo: você se olhar de outra forma não é colocar embaixo do tapete o lado negativo. A grande diferença é que você vai parar de dar TANTA atenção para o que você não gosta e ressignificar esse não gostar – se for ÓDIO isso é mais urgente ainda.

Ou seja, é você entender porque não curte aquela parte do corpo, mas não focar apenas nisso. Você ir à praia com as estrias aparecendo não é uma questão de vida ou morte, entende? Mesmo que não goste delas, porque deixar de fazer algo por isso?

Eu sei que é difícil, pra mim também foi, mas comece a enaltecer o que mais ama em você, miga. Logo essas coisas vão deixar de ser o foco da sua existência e se tornar detalhes. Mas, ratificando aqui: você pode fazer o que quiser e mudar a hora que estiver a fim, não há regras, o que existem são dicas para facilitar sua vida 😉

Enxergar os outros de forma positiva não é utopia

Pode anotar: quando você iniciar esse novo olhar por você isso vai se expandir para os outros. A lógica é simples: se amar e se ver de forma positiva é muito mais difícil do que externar isso. O caminho mais difícil você passa ao começar a se trabalhar, então o externo fica mais simples, apesar de exigir mudanças.

Um exemplo meu: sabe quando você é gorda, não se aceita, e coincidentemente nunca se interessa por um homem gordo? Isso é espelho. A partir do momento em que o seu corpo não for mais uma questão, naturalmente sua percepção do que é bonito muda. Vai por mim que é maravilhoso 😀

Dicas práticas de como ser body positive e mudar sua imagem corporal

Bom, depois de todas essas teorias, vamos à prática. Existem algumas dicas simples que vão te ajudar a iniciar o processo body positive. E, como eu falei, exige força de vontade e ação para que isso tudo role. Se liga:

    1. Reveja quem anda com você: o ditado “diga-me com quem andas e direi quem és” é super válido. Às vezes temos amizades tóxicas, relacionamentos abusivos e estamos rodeadas de pessoas que apenas nos colocam pra baixo, não nos incentivam… Você sabe identificar quais são essas pessoas, né? Que tal tirá-las da sua vida OU dar menos espaço?
    2. Pare de se comparar: a comparação é a pior coisa que existe se você quer entrar num processo de positividade corporal. Não enxergue as outras mulheres como rivais. É uma visão machista e muito maléfica para que a sororidade prevaleça e só vai te fazer mal.
    3. Pare de seguir quem te faz mal: sabe quando você entra no Instagram da musa @fulana-que-tem-vida-perfeita e se sente UM LIXO? Fica um tempão rolando o feed, pensando como ela é feliz, tem um corpo perfeito e inatingível etc. Pois é, se você vai para esse lado de se sentir mal, pare de seguir essas pessoas. Não vale à pena e, mais uma vez, gera comparação da sua vida com a dela. Um mar de insatisfação, né, miga?

4. Comece a ter referências de corpos reais:  crie um novo feed inspirador, com pessoas de todas as cores, tamanhos, tipos de cabelos e estilos diferentes. É importante que você siga e se inspire em gente que é que nem você, que tem alguma característica como a sua, sabe? Se você tem cabelo afro, por que não seguir meninas com black power maravilhoso? Quando você se vê representada tudo muda e seu olhar do que é BONITO também.

5. Tenha paciência com você e com os outros: quem está passando pelo processo body positive é você, não os outros. Então pode rolar gente que não te entenda e pode ser que você fique mal, caia, ache que não tem nada a ver. Nada, menina! Tenha paciência contigo e com os outros e saiba que é dia após dia, é um processo, e estamos todas juntas, beleza?

Alexandra Gurgel

GORDA, JORNALISTA, YOUTUBER E ATIVISTA BODY POSITIVE.

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados