Skin cycling: como fazer a skincare perfeita em apenas 4 passos

Se de um lado temos a rotina de skincare coreana com 10 passos e muito tempo livre pros cuidados com a pele, do outro temos o skin cycling, que é justamente uma técnica pra quem prefere praticidade e tem a vida corrida. Recentemente me deparei com esse termo, “Skin Cycling“, e eu já sou bem familiarizada com o conceito de cronograma capilar, mas nunca tinha pensado em alternar as etapas dos cuidados com a pele – embora também faça todo sentido!

Conversei com a dermatologista Paula Rahal, da Clínica Dr. Otávio Macedo & Associados, para entender como fazer o skin cycling, quais ativos entram nessa rotatividade e como escolher os produtos certos para a rotina de skincare alternada prática e ideal. 

 

O QUE É SKIN CYCLING? 

O skin cycling consiste em fazer um rodízio de ativos, intercalando diferentes cosméticos, para uma rotina de skincare mais estratégica e que melhore a qualidade da pele. “Essa técnica foi desenvolvida pela dermatologista Whitney Bowe porque utilizar muitos produtos pode sobrecarregar a pele, gerando vermelhidão, coceira, ressecamento, irritação e acne“, o ciclo foi pensado não só para evitar sobrecargas na pele, como explicou a Dra. Paula Rahal, mas também para promover o descanso necessário da cútis. 

 

COMO FAZER O CICLO

O Skin Cycling possui um ciclo de quatro noites e segue uma lógica: esfoliar a pele primeiro, para garantir a maior aderência dos retinóides que vêm depois e, no fim, descansar a pele, focando só na hidratação.

Na prática é bem simples: na primeira noite, deve-se utilizar um ácido esfoliante; na segunda noite, um retinol; e depois deixar a pele descansar por duas noites seguidas apenas com hidratante antes de repetir o ciclo. “Essa rotina deve ser seguida no período noturno, pois tanto os retinóides como os ácidos esfoliantes são fotossensíveis, de modo que seu uso durante o dia deve ser evitado” recomenda a dermatologista.

 

QUAIS ATIVOS USAR?

Primeira etapa: ácido glicólico OU salicílico

Ambos promovem a renovação celular por meio da esfoliação. O ácido glicólico diminui a oleosidade da derme, melhora a textura da cútis e reduz as rugas. Já o ácido salicílico tem potencial anti-inflamatório que ameniza as marcas de espinhas e controle da produção de sebo.

Segunda etapa: retinol

O retinol suaviza rugas e linhas finas, estimula a produção de colágeno pra deixar o tom e a textura da pele mais uniformes, com menos manchas e mais viço. Além disso, também diminui o tamanho dos poros e ajuda no tratamento da acne.

Terceira e quarta etapas: hidratante

Para as etapas de recuperação escolha o hidratante mais adequado para o seu tipo de pele. Peles oleosas: produtos em sérum, loção oil free, gel ou efeito mate. Peles maduras: cremes mais hidratantes e umectantes. Cosméticos com ativos como ceramidas, pantenol e probióticos também podem ser aliados, de acordo com a Dra Paula.

CUIDADOS DIÁRIOS 

Mesmo que o skin cycling seja noturno, ele exige cuidados durante o dia. Para o período da manhã, a recomendação é manter uma rotina básica de limpeza, hidratação e proteção solar com produtos específicos para o seu tipo de pele. Lembrando que como o ciclo é feito com ácido é imprescindível o uso de protetor solar.

 

DA PELE OLEOSA À SECA

O skin cycling é indicado para todo mundo, mas cada tipo de pele demanda uma rotina específica, que deve ser determinada por uma dermatologista. “A depender do tipo de pele, o esfoliante utilizado e o hidratante serão diferentes“, explica Dra. Paula Rahal. O ideal é que, antes de montar o seu cronograma de cuidados e escolher os produtos, busque ajuda de uma profissional para definir a rotina adequada para suas necessidades.

 



 

Você já conhecia o skin cycling? Prefere uma rotina de cuidados faciais mais prática ou com mais passos para reservar mesmo um momento do dia pra si? Me conta tudo aqui nos comentários! 

 

Por hoje é isso

HUA HUA

BJÓN

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados