Férias na China e Myanmar | Diário da Ju

Eu tinha prometido a mim mesma: essa não é a hora. Tantas coisas aconteceram no último ano. Apartamento, fim de namoro, reviravolta na carreira, descoberta de mim mesma… Li na Susan Miller: “esse será o ano em que você vai redescobrir sua espiritualidade”. Não é do meu costume, mas ignorei a voz da astróloga mor pelo menos uma vez. Não teria dinheiro nem tempo para gastar em coisas que não fossem absolutamente necessárias, palpáveis e tangíveis.

Mas aí começou o ano turbulento, para mim e para todos os outros mortais que conheço. Minha irmã e melhor amiga tem um dom: ela te faz esquecer. Não como as bruxas da Disney, mais como uma fada encantada mesmo. Ela chega com um sorrisinho, com uma malícia infantil, com a beleza estonteante e uma superficialidade inocente. Ela te faz esquecer de qualquer problema, dúvida ou conflito apenas com a sua empolgação natural para viver.

“Vamos fazer uma viagem para o Caribe? Um resort, com tudo incluso, 10 dias de sol e vida boa?” – ela disse

Assim, como se nada mais importasse, como se a gente pudesse esquecer tudo da vida e se dar ao luxo de viver uma vida milionária sem pensar duas vezes. Nem consegui internalizar o que aquilo significava, só por estar hipnotizada com seus olhos verdes escuros brilhantes me encarando.

“Vamos!” 

Respondi surpresa com empolgação, obviamente sem pensar em como pagaria pelas férias. Antes que eu pudesse repensar, o furacão Marina entrou em ação. Comecei a ser bombardeada por e-mails de cotação, opções de resort, passeios incríveis pelas dunas de não sei aonde. Entrei no jogo. Aceitei a derrota e descobri que o desfalque bancário nem seria tão grande… Aparentemente as agencias de turismo estão implorando para que você seja trouxa e gaste seu dinheiro em ano de crise.

Ela ficou em silêncio durante uns dias… Opa! Isso nunca é bom. Minha irmã é o tipo de pessoa que parece ter enfiado o dedo na tomada de manhã e passa o dia inteiro eletrizada, como se estivesse tentando botar pra fora todos aqueles 220V recebidos. Um dia ela quebrou o silêncio misterioso e me ligou:

“Temos um problema. Aninha quer se demitir e ir embora, é a última chance que tenho de ir encontrá-la por lá…” – ela disse em tom de pesar…

Aninha é a amiga mais antiga da minha irmã, que acabou ficando minha amiga também por motivos de: passamos a vida toda juntas. Só tem um detalhe: Aninha se mudou para China há 5 anos a trabalho. P-A-R-A-A-C-H-I-N-A. Pelo menos ela fala fluentemente o  mandarim. Então em uma mistura de ímpeto protetor pela minha irmã e um surto de curiosidade geminiana eu disse:

“Esquece o Caribe… VAMOS PARA A CHINA!!!!!!”

china viagem férias na china

Era nossa última chance de conhecer a China com a Aninha, com alguém que fala mandarim, com a nossa amiga de infância. Era a última chance que teríamos de passar um perrengue louco, comer o pão que o chinês amassou e mesmo assim dar risadas. Eu bem devia ter imaginado que seria A morte mais cruel para a Mari passar 10 dias deitada, quietinha, tomando sol no Caribe, enquanto ela bem poderia me fazer caminhar 40km por dia em lugares muito mais exóticos.  E assim, Furacão Marina entrou em ação pela segunda vez no ano.

O bom da Mari é que a mesma magia que te convence a fazer coisas absurdas, também é a magia com que ela faz planilhas, controle de gastos e roteiros minuciosamente calculados.  Esses dias ela me ligou:

“Eu to desesperada (é normal, ela sempre está). Dessa vez eu só tenho um mês pra fazer nosso roteiro…”

shangai viagem ferias na china

Bom, tivemos um mês pra calcular as cidades que visitaríamos dentro de um valor aceitável. Chegamos a um roteiro de 20 dias + ida e volta – ao total dá uns 22 dias. A princípio íamos para a China, Tailândia, Myanmar e Laos, mas é preciso um visto cada vez que a gente entra na China e ficaria super complicado o roteiro, com vistos e tudo, e além das chances de alguma coisa dar errado crescerem e muito. Então no final vamos para China e Myanmar, em um roteiro mais enxuto, porém cheio de paisagens lindas e muitas comidas exóticas.

yangon viagem ferias na china e myanmar

No final das contas, virou uma viagem cheia de templos e lugares que inspiram a espiritualidade. E tive que lembrar de Susan Miller: talvez, com tudo que aconteceu comigo no último ano uma viagem com a internet parcialmente bloqueada e muitos lugares religiosos e inspiradores seja mesmo o que eu preciso, mesmo que não tenha sido o planejado… A vida é assim, te leva pra onde você tem que ir, sem que você perceba, mesmo que você não tenha nem sequer imaginado um dia seguir por aquele caminho.

Por enquanto meu roteiro da China-Myanmar está assim:

roteiro china 2

 

Mas considerando o furacão Marina, tudo ainda pode mudar 😉 

 

Bom, vale dizer que o roteiro foi todo montado e calculado pela Mari, com ajuda da Aninha e com uns pitacos meus (porque pra mim, qualquer lugar tá bom huahuahua). A gente não pegou agência de turismo nenhuma, e foi tudo na raça pesquisando e mandando e-mails em inglês/mandarim pros hotéis e hostels.

Para entrar e sair da China, precisamos de um visto, que tiramos aqui no consulado Chinês e eu vou buscar na quarta-feira. Nosso visto é de 2 a 6 entradas, porque depois do Myanmar a gente volta pra Xangai. Para tirar o visto, como vamos passar os dias da China com a Aninha, precisamos de uma carta dela dizendo que ia nos receber (sim, é a maior complicação), então não sei como deve ser feito quem vai apenas para hotéis.

Mas por enquanto é isso, eu to super empolgada e quero já fazer vários posts pra publicar quando voltar!!! E um antes, com o que eu vou levar na mala… Claro, porque eu também estou MEGA nervosa, já a viagem pode ser o maior perrengue e já que no trânsito interno entre cidades só podemos carregar uma malinha de 15 kg (alô, onde eu vou colocar todas as roupas e makes?!) e vamos passar MUITO tempo com a mala nas costas, mas né?! Ninguém disse que seria fácil ir para o outro lado do mundo, conhecer e experimentar uma cultura completamente diferente da nossa. Tenho mesmo que aceitar Susan Miller no meu coração e elevar meu espírito… Meu espírito aventureiro!!!! huahuahua

 

E é isso… Por enquanto… Vocês têm alguma indicação? Alguma curiosidade? Já foram pra China ou para o Myanmar?

Me contem TUDO!

 

HUA HUA

BJÓN

7 Comments
  1. Juu, me ajuda!
    Irei pra China em Julho! Passarei duas semanas em Pequim estudando e depois quero esticar uma semana em Xian e Xangai.
    Você conseguiu fazer Xian em um dia de boa? Deu pra visitar os Guerreiros de Terracota e a Cidade Murada?

    Absss

  2. Ju, boa viagem!! Tem um blog feito por uma brasileira q fez um mochilao pela Asia com o seu namorado com várias dicas boas, eles foram pra China tb. Chama Ásia de Mochila. Divirtam-se muito!!! Bjs

  3. Ju! Não sei se é perto de algum lugar que vcs vão, mas pesquise sobre “Templos de Bagan” é um sonho, nunca fui, está na lista de sonho! AMO seu trabalho!

  4. Essa marina é das minhas kkk tambem sou ligada no 220 volts .kkkkk Aproveite a viagem por mim . Não leve muita bagagem , traga coisas de lá .Ótima viagem ! Aproveite bastante .

  5. Já fui para China 3 vezes e acredite que em Shanghai no verão o calor é comparável ao RJ. Roupas leves e um bom tênis, tudo é muito grande e vc pode passar 10 minutos para atravessar uma passarela simples. Táxi é bem barato e se for sair sem a amiga q fala madarim, leve o endereço por escrito em caracteres chineses, mas se quiser gastar menos ainda use o metrô, serviço excelente e vai do aeroporto até o centro e interior. O mapa está no site, muito fácil de usar. Não achei roupas para mim na China. Muitas coisas para falar mas o principal é acostume com olhares, fotos, negociar qq preço e abra todos os seus sentidos. Boa viagem!!

  6. Já tô aqui louca pra saber de todos os detalhes e te acompanhar durante a sua trip, viajar é muito bom e qdo vamos para um lugar totalmente diferente da nossa realidade é melhor ainda! Muito conhecimento e descobertas com certeza! Vc vai amar …
    Sobre os posts, acho que serão bem espaçados… pq acho que a NET por lá é bem cara e bloqueada!
    Beijo gde e aproveita!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.