Modelos plus size na semana de moda de NY – NYFW FW2019

A semana de moda de NY, uma das mais importantes do universo fashion, já passou –  inclusive eu estive lá durante o evento (vem ver o vlog de lojas plus), mas além das tendências e do que vem pras próximas estações eu também fiquei de olho na diversidade apresentada nas passarelas. Segundo o relatório do The Fashion Spot, que analisa dados das modelos nas semanas de moda, a temporada de outono/inverno trouxe 37 modelos plus size.

Antes de qualquer revolta, vale dizer que para as semanas de moda plus size é o termo usado para modelos não convencionais, ou seja, qualquer modelo que vista acima do 36/38 e não necessariamente mulheres gordas. Por isso, provavelmente, você vai olhar essas modelos e pensar: mas elas são mulheres magras! Sim, muitas delas são e sem dúvida não sofrem a gordofobia estrutural à qual estamos acostumadas como mulheres gordas, mas vale lembrar que para o universo da moda, elas são mulheres grandes e vestem tamanhos plus size.

Mesmo não sendo gordas, o fato de apresentarem modelos curvy e fora dos padrões da moda, que normalmente beiram a anorexia, já é um avanço e um passo a mais em direção à melhora da imagem corporal das mulheres ao redor do mundo.  

Foto: reprodução The Fashion Spot

Na imagem acima, podemos ver o comparativo de modelos plus size, mais velhas e transgêneros nas passarelas da NYFW ao longo dos anos e das temporadas. Sem dúvida, a melhor temporada foi a de primavera/verão 2019, que aconteceu no final do ano passado, mas apesar da queda, esse ano continua sendo o segundo ano com a maior diversidade no evento. 

Dado o panorama geral da semana, vamos aos desfiles que apresentaram modelos plus size e quem foram as divas nas passarelas. 

♥ Modelos plus size na semana de moda de NY 

Christian Siriano

Já estou de olho no Christian Siriano há algum tempo e, acredite, ele merece TODA a nossa atenção. Não só por ter apresentado a maior quantidade de modelos plus na passarela do evento – ao todo foram 10 desfilando – mas também porque ele veste sem preconceitos as famosas plus size nos tapetes vermelhos – no Oscar 2019, por exemplo, ele vestiu divinamente a Danielle Macdonald e a Octavia Spencer

Na NYFW WF2019 cruzaram a passarela de Christian Siriano as modelos Candice Huffine, Ashley Graham, Ingrid Medeiros, Chloe Vero, Marquita Pring, Precious Lee, Abbie Fleener, Alessandra Garcia Lorido, Yvonne Simone e Mia Kang

Chromat

Outra que trouxe bastante plus size para a passarela, de biquíni e com muitas cores. A Chromat trouxe 9 modelos não convencionais, entre elas a Emme, uma modelo plus de 55 anos, que estava lindíssima. 

Desfilaram pra Chromat a Emme, Ingrid Medeiros, Mia Kang, Victoria Gomez, Veronica Pomeé, Ericka Hart, Priscilla Huggins Ortiz,  Hayley Foster e Kimberly Drew.

Gypsy Sport

Provando não ser só inclusiva com as modelos plus size, a Gypsy Sport trouxe para as passarelas pela primeira vez na NYFW uma modelo plus size transgênero: a atriz e ativista Jari Jones. Além de Jones, também desfilaram a Ericka Hart, sobrevivente de um câncer de mama, e a maquiadora Raisa Flowers

Tadashi Shoji

Em vestidos de festa belíssimos, a passarela de Todashi Shoji trouxe Karoline Bjornelykke, Marquita Pring e Ali Tate

Prabal Gurunge

Na mesma passarela que entrou a Angel da Victoria’s Secret, Candice Swanepoel, também passou Marquita Pring e Ashley Graham

Cushnie

A Marquita Pring arrasou mesmo nessa NYFW e marcou presença também no desfile da Cushnie, ao lado da modelo plus size veterana, Candice Huffine.

Area

Na Area apareceram 2 modelos plus, a Betsy Teske e a Tehya Elam

Michael Kors Collection

Quem fez bonito na passarela da Michael Kors foi Sabina Karlsson, exibindo seus fios ondulados e volumosos e sardas incríveis. 

Yuna Yang

Com somente uma modelo plus size (e olhe lá), a modelo Sara Ghazanfareeon cruzou a passarela com um floral fluido. 

Burnett

Longos e brilhantes foram a aposta da Burnett para as 2 modelos plus size: Ali Tate (que também bombou nessa edição) e Inga Eiriksdottir.

Eckhaus Latta

A modelo Paloma Elsesser foi a única do desfile, mas ela brilhou com um visual mais natural.

Maryam Nassir Zadeh

De novo Paloma Elsesser, mostrando em questão de versatilidade as modelos plus size estão batendo de frente com as convencionais. 


Além das marcas citadas, as modelos plus size apareceram em desfiles de lojas multimarcas, que também fizeram parte da programação da semana de moda de NY, como a Flying Solo e a 11 Honoré – que levou impressionantes 35 modelos acima do tamanho 12 (equivalente ao 44 mais ou menos) para as passarelas. 

Outro dado legal para a gente se orgulhar: dois terços do casting plus size era negro (25 das 37 modelos), contra apenas 48,5% no casting das modelos convencionais. O que mostra que a diversidade é bem mais inclusiva e esse é o caminho ideal a ser seguido cada vez mais.

Bom, esse foi o balanço plus size da semana de moda de NY e cada vez mais eu me pergunto: quando será que a moda brasileira vai se dar conta disso? Até quando a gente vai enaltecer um ou dois desfiles, no máximo, que levam plus size para a São Paulo Fashion Week? Será que é por essa relutância em evoluir que a moda tradicional brasileira está falindo?

Ficam aí os questionamentos… Me conta qual sua opinião e o que você achou aqui nos comentários!!!

HUA HUA 

BJÓN

Ju Romano

Uma gordinha, de cílios longos e pernas curtas. Defensora da liberdade de ser quem e como a gente é, sempre com muito amor próprio.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados