Se você tem cabelo ruivo natural ou pintado, precisa prestar bastaaaante atenção nos cuidados com os fios. Isso porque o tratamento para a madeixa naturalmente vermelha e a que é quimicamente dessa cor é diferente. Mas calma, em poucos segundos você vai entender como cuidar de cada tipo e vai exibir um visual colorido maravilhoso! Se liga só 😉
Por que tem diferença nos cuidados com o cabelo ruivo natural para o pintado?
A lógica é simples: se você nasceu ruiva, seus pigmentos naturais são vermelhos e eles estão – a grosso modo – dentro do seu cabelo. Cuidando com produtos específicos para fios coloridos, eles vão se manter lindos e vibrantes.
Já se você pinta, o pigmento é fantasia, ou seja, ele é colocado dentro do córtex (o coração do cabelo). Só que nada na vida dura para sempre e, de tempos em tempos, você vai precisar retocar a cor, já que ela vai desbotar com facilidade. Além de tomar cuidados para evitar que isso ocorra muito rápido, sacou?
Como cuidar do cabelo ruivo natural?
Já que você é ruiva natural, os cuidados são mais simples. Em suma é: usar produtos específicos para fios coloridos. No entanto, a gente não tem APENAS a cor no cabelo né, tem a textura, o tipo etc. Então se liga aqui e veja aonde você se encaixa:
- Cabelo ruivo natural com química: se você tem progressiva, alisamento, ou qualquer tipo de química que altere a textura dos seus fios, além de produtos específicos para a cor é necessário alternar com itens para madeixas com química. Também é recomendado fazer um cronograma capilar, que consiste, basicamente, em intercalar o uso de máscaras de hidratação, nutrição e restauração uma vez por semana;
- Cabelo ruivo natural cacheado ou crespo: alternar nas lavagens produtos para fios coloridos com os para madeixas nessa textura.
A lógica é a mesma se o seu cabelo também for muito ressecado ou oleoso. Dosar o uso dos cosméticos para conseguir cuidar do fio como um todo 😀
Como cuidar do cabelo ruivo pintado?
Se o fio é pintado, a coisa muda de figura. Os cuidados são exatamente os mesmos em relação ao uso de produtos para cabelos coloridos e as outras necessidades, como tipo e textura. No entanto, para manter a cor vibrante e bonita, a principal diferença é: retocar, com frequência, a cor. A não ser que você curta um visual desbotadinho, meio alaranjado, é necessário ter esse pequeno trabalho extra. Mas é superfácil, tá? Dá pra fazer em casa mesmo ou no salão de beleza. A Ju Romano já explicou o passo a passo de como ela pinta o dela sem mistérios, se liga nesse vídeo!
Dicas ESSENCIAIS para cuidar de qualquer cabelo ruivo, seja natural ou pintado
Água, sol, calor, umidade, poluição… Todos esses fatores externos são inimigos da cor. Por isso, dê um checklist aqui para ver o que você já faz e o que pode fazer para aumentar o tempo de retoque e manter os fios naturais lindos:
-
- Evite lavar os fios todos os dias: isso faz com que eles desbotem mais rápido. Se o cabelo ficar oleoso rápido, tipo de um dia para o outro, experimente usar shampoo seco e espaçar o tempo entre as lavagens;
- Use produtos com proteção solar nos fios: se você se expor ao sol é ESSENCIAL usá-los. Alguns leave-ins já contém essa função e, se a ideia for ficar o dia todo pegando aquele bronze, a lógica é a mesma do filtro solar. Reaplique a cada 2 horas ou depois de mergulhar;
- Use sempre protetor térmico: chapinha, secador, babyliss… Um cabelo ruivo, colorido ou não, precisa se proteger dos efeitos nocivos do calor. Então use um produto específico para blindar seus fios e evitar danos futuros!
- Hidrate! Já reparou que quando você tem uma nuvem de frizz os fios parecem de uma cor diferente, além de perderem a forma? Pois é. Todo cabelo precisa de hidratação, é o mínimo que você pode fazer por ele: repor a água perdida. E uma madeixa com frizz está desidratada, tendeu?
- Aposte em tratamentos profundos: um cabelo poroso sempre vai exibir uma cor diferente da “normal”. Se você pinta de vermelho, há grandes chances da cor ficar manchada devido a porosidade, sabia? O motivo é que, nos pontos em que o fio apresenta essa característica, ele vai “sugar” mais tinta, criando um carnaval de tons na sua cabeça. Por isso, invista em cuidados mais profundos, como cauterização e reconstrução.
E aí, curtiram? Tem mais alguma dica pra dar pra gente? Escreve aqui nos comentários!
Bom dia eu gostaria de saber como posso entrar no mundo da moda eu já fiz muitos desfiles mas era adolescente hj tenho 48 anos sou negro tenho um metro e noventa peso 127 kilos gostaria de fazer uma teste com vc .