Como cuidar da barba e do cabelo: 8 dicas para ficar ainda mais bonito

Oi gente, tudo bem? Para compensar a ausência da semana passada, hoje o post vai ser muito legal além de útil. Vamos entrar fundo no universo masculino e falar sobre como cuidar da barba e do cabelo. Para isso, fui bater um papo com o Gustavo Garcia, que é o meu barbeiro de confiança. A barbearia fica na cidade de Assis – SP, mas em 2012 ele teve o privilégio de aprender com um dos melhores barbeiros de São Paulo, na barbearia Nove de Julho. Ou seja, o cara é fera!

COMO-CUIDAR-DA-BARBA-E-DO-CABELO-HOMEM

O motivo desse tema estar em alta é que os cabelos masculinos ganharam grande foco e deixaram os cortes simples no passado para virarem verdadeiras ferramentas de expressão de estilo. Hoje, os cortes vêm acompanhando as tendências, assim como a moda. O corte mais bombado é aquele com as laterais batidas e mais volume de cabelo no topo, que permite a criação de topetes e penteados mais ousados.  Outra grande tendência – e deixou os motoqueiros de cabelo em pé – são os fios longos e com mais volume.

Já a barba é um caso a parte… Chame do que quiser – de Lenhador, Lumberboy, Bear, Urso… – mas o fato é que os barbudos ganharam o cenário e o imaginário sexual nesses últimos anos e levam cabeças à loucura. Não por menos, cada vez mais os homens deixam suas barbas robustas e encorpadas. O problema é que, como a gente bem sabe, nem sempre ela cresce para a direção e nos pontos que gostaríamos, está aí o grande segredo de uma barba bonita…

Portanto, fui até o Gustavo para trazer dicas incríveis para os seus fios tando da cabeça quanto do rosto… Anote as dicas!

BARBEARIA-RETRÔ-ANTIGA-COMO-FAZER-A-BARBA

♠ 8 dicas essenciais de como cuidar da barba e do cabelo

Dica #1: use o produto ideal para seus fios

O senso comum é que homens são menos vaidosos, o que leva alguns a cometerem o erro de lavar os cabelos com sabonete. Não façam isso! Procurem um produto adequado ao seu tipo de cabelo. Para cabelos secos, procure um que hidrate seus fios, reparando a falta de oleosidade. E se for o contrário, procure um produto para cabelos oleosos, reduzindo o excesso de oleosidade. Se seu fio é mais longo e forma cachos ou ondulações, também é recomendável que você use o produto para esse tipo específico de cabelo. Nada de roubar o da(o) namorada(o) no box, cada um com a sua necessidade capilar!

Dica #2: faça a lavagem correta de seus fios

Outro erro é que nós, homens, temos a mania de lavar nossos fios superficialmente, chegando até a não enxaguá-los corretamente para retirar todo o produto. O indicado é que ao aplicar o shampoo, você massageie o couro cabeludo durante 2 ou 3 minutos para o produto agir e até que todas as impurezas sejam removidas. Depois enxague bem seus fios, durante o mesmo tempo. Esquecer o produto no cabelo pode ser o principal motivo daquelas caspas que aterrorizam suas camisas pretas, viu?!

Dica #3: faça a secagem correta de seus fios

Sempre após o banho é bom que você retire bastante a umidade de seus fios com a toalha e o ideal é fazer isso sem esfregar, só apertando para não deixar o cabelo fragilizado e quebradiço. Muitos homens tendem a dormir ou usar boné com a cabeça molhada e isso faz mal à saúde capilar e pode até criar fungos no couro cabeludo e resultar em fortes odores além de dar caspa. Se você não tem o hábito de usar secador, sequem o máximo possível com a toalha e ao ar livre antes de abafar a cabeça.

Dica #4: tenha produtos úteis para seu dia a dia e proteção dos fios

O produto mais comum é o gel que, além de manter o formato do seu penteado com um estilo molhado e brilhoso, que eu gosto, também oferece uma proteção contra os raios solares, evitando danos aos seus fios. Existem também outros 2 produtos como a pomada e a cera capilar que são ótimos estilizadores. A cera, por ser um produto forte, é mais usada em quem gosta de um resultado mais fosco e com aquele acabamento podrinho. Já a pomada é usada para penteados, porque facilita o manuseio para topetes, ondas e volumes dos seus cabelos e tem uma alta fixação.

BARBEARIA-VINTAGE-ANTIGA-COMO-FAZER-A-BARBA

Dica #5: é necessário pentear

Sim, os fios da barba devem sempre ser bem penteados para não formarem nós. Esse também é um ótimo jeito de você manter sua barba sempre em uma direção e bem definida.

Dica #6: tem que lavar a barba como os cabelos!

Como os cabelos, sua barba também merece cuidados na lavagem! As barbas tendem a ser mistas – oleosas na raiz por causa do rosto e seca nas pontas – por isso prefira shampoos e condicionadores que hidratam sua barba. Evite sabonetes, que são ricos em gordura e tendem a deixar o fio com aspecto grosso e ressecado. Experimente também passar um condicionador na barba, assim você terá um resultado muito mais macio e brilhoso. Mas fique atento, produtos muito hidratantes ou oleosos é bom evitar que entrem em contato com a pele do rosto para que eles não entupam os poros e causem espinhas e cravos, então prefira passar no comprimento, a 1 dedo da raiz.

Dica #7: faça um bom design de barba

Você que gosta de uma barba mais definida e desenhada, retire o excesso aparando os fios “rebeldes” que costumam nascer longe do “grupo”, dessa forma ela fica mais natural. Já se você quer mexer no desenho natural dela, tenha em mente que desenhos de barba com linhas retas ajudam a deixa o rosto mais quadrado, portanto se você quiser suavizar os traços arredondados do rosto essa pode ser uma opção. Já as linhas arredondadas suavizam o rosto anguloso. Fica a seu critério e preferência.

Dica #8: compre produtos para barba

Por aqui, podemos encontrar shampoo específicos para barba, cremes tonificantes, espuma de barbear, bálsamos pós barba, esfoliantes para barba, loção pós barba, condicionador, até mesmo ólinho de reparação existe! Todos eles ajudam a manter a barba e a pele ao redor dela o mais saudável e bonita possível. Basta não ter preguiça, porque não tem desculpa para não ter uma barba mega perfeita, né?

 

Então, gente, após este post quero todos os meus leitores mandando ver nos cuidados do cabelo e da barba! Se o problema é o gasto, já aviso que existem produtos baratos e de ótima qualidade, é só procurar (faço um post desses mais pra frente 😉 )

 

Espero que as dicas tenham sido legais… Eu, como amo minha barba, achei super interessante compartilhar com vocês essas dicas maravilhosas que o Gustavo passou. Se você cansou de usar a lâmina de barbear todo dia, agora você já sabe como cuidar da barba sem drama! 

Digam-me se as dicas foram úteis pra vocês, nos vemos semana que vem. Beijos, bom final de semana e arrasem com a(o) gatinha(o) com seu cabelo e barba maravilhosos, porque não tem como alguém achar a gente bonito se a gente não se achar primeiro, né?

 

 

Me segue lá:

Instagram: @Juliofz

Snapchat: itboyjuliofz

Júlio Fernandez

Colunista

Meu nome é Júlio Fernandez, tenho 22 anos, sou do interior de São Paulo, estudante de moda, maquiador, cabeleireiro e apaixonado por esse universo fashion. Estou mega feliz em poder compartilhar com vocês mais sobre moda para homens Plus Size.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados
3 jeitos de usar camisa branca plus size Moletom plus size: onde comprar Gadgets de beleza para cuidados com a pele XADREZ: LOOKS PLUS SIZE DE INSPIRAÇÃO Calça de couro: looks plus size