Cara amiga gorda, você que acompanha esse e tantos outros blogs, se você ainda não viu a campanha da C&A, já aviso: NÃO SE ABALE. O que você vai ver é uma campanha de marketing mal feita, que tenta se apropriar da nossa luta para reafirmar ainda mais os padrões estéticos de magreza.
A modelo escolhida é a Malu, que veste 44/46 no máximo, ela é linda e talentosa, mas não é gorda e também não acredito que ela passe por um décimo das dificuldades e preconceitos que as gordas passam no dia a dia – como por exemplo tentar achar uma peça que sirva dentro de lojas de departamento, pra dizer o mínimo. Se o objetivo da campanha é mostrar que a indústria esteve errada por tanto tempo e que SIM a gorda pode ser sexy, por que raios a campanha resolve representar a gorda com uma mulher que NÃO é gorda?!?!
O problema de uma campanha mentirosa – não nas palavras, mas na imagem – é que ela reafirma para todas as mulheres que AQUILO é o aceitável de ser gorda. Quer dizer então que ser magra é só se você vestir 38? Qualquer coisa acima do corpo de uma modelo de passarela, já pode ser considerada gorda?! OI?!?! Na verdade, o bonito pra gorda é na verdade ser magra… DE NOVO, GENTE?! Quando vamos parar? Onde vamos parar?
Eu te digo: vamos parar em um monte de jovens com distúrbios alimentares. Vamos parar com um monte de mulheres infelizes com seus corpos, se submetendo a situações perigosas para mudarem o que veem no espelho. Vamos parar com um monte de mulheres traumatizadas se esgoelando na academia para serem uma gorda como a Malu OU para deixarem de ser gordas como a Malu e tentarem se encaixar em um padrão de magreza CADA VEZ MAIS MAGRO.
A Malu é linda, gente, mas ela não é gorda. E levar as mulheres a acreditarem que ela é só dá resultados ruins. Para as mulheres que não se aceitam e querem ser magras, faz com que esse objetivo fique ainda mais longe e ainda mais inatingível. Como ainda tem gente (muita, infelizmente) que considera gorda pejorativo, imagine o que pensam essas mulheres ao ver uma modelo como a Malu, que é só curvilínea, estampando a palavra gorda? Já estive no lugar dessas mulheres, quando eu era mais nova eu queria ser magra como a Malu, ter pernas finas e esquias, barriga sequinha, peitões. Aparentemente, seguindo essa campanha, eu nem sei onde eu iria parar, porque se a Malu é classificada como gorda, o que eu teria feito para ficar magra?! Reflita!
Para as mulheres que são gordas, faz com que a gente se sinta fora do nosso próprio segmento. Como se tudo aquilo que tem a ver com a nossa realidade – gordurinhas saltando para fora do jeans, culotes, celulite, gordura interna da coxa – ainda fosse algo realmente feio para se mostrar e, portanto, devesse ser substituído pela imagem mais magra de uma gorda que eles puderam achar.
Mais uma vez: eu não teria problema algum em ver a Malu estrelando a campanha de uma marca como a C&A, acho ótimo que as curvilíneas tenham seus lugares e torço para que a gente tenha uma diversidade maior de modelos mesmo! Mas já que é pra ser uma campanha cheia de representatividade, por que não colocam a Malu como curvilínea e uma modelo maior, como a Mayara Russi, por exemplo, como gorda?
Ai, ai… A indústria da moda as vezes é tão cansativa. Se por um lado cada dia vejo mais inclusão, por outro vejo marcas e agências de publicidade tentando pegar carona nas lutas como um jeito de lucrar. Veja, eu não teria problemas com o lucro, contanto que finalmente a indústria fizesse com que cada garota se sentisse parte dela, mas a questão é que alguns closes erradíssimos só fazem com que nós, as margens da sociedade (gordas, negras, gays, trans, etc), nos sintamos ainda mais ERRADAS, como se até mesmo dentro da nossa própria causa, tivéssemos que mudar e nos encaixar dentro de um padrão.
Que vergonha! Que vergonha de ver uma marca se apropriar do nosso discurso de liberdade, do nosso discurso de aceitação, das nossas palavras de incentivo diário, para continuar a martelar nas cabeças das mulheres VELHOS E ULTRAPASSADOS padrões de beleza.
Eu me sinto ultrajada e enganada. Não se engane: subjetivamente essa propaganda apesar da modelo plus size, não tem NADA de inclusiva e realmente só ajuda a reafirmar os padrões de magreza, mas fica a dica, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor:
[blockquote author=”Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor” ]De acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a ideia da publicidade abusiva está ligada à valores morais e atuais acontecimentos da sociedade. Em geral, é a publicidade que contém objetiva ou subjetivamente um discurso discriminatório ou preconceituoso. [/blockquote]
Bom, nem sei mais o que dizer sobre isso, mas como a blogueira Kalli Fonseca, do Beleza Sem Tamanho, falou: “nem precisamos pensar em boicote já que a marca já boicota as gordas, não tendo nada que nos sirva nas araras”… Isso porque não é a primeira vez que a C&A dá mancada com as gordas (relembre a campanha da Preta Gil aqui), vamos colocar uma gorda empoderada na equipe de marketing, vamos?!
Olá queridas! Já temos a data para o próximo Bazar Pop Plus e essa 14ª edição terá entrada gratuita AND muitas rodadas de conversa cheias de gente do meio para discutir o papel da gorda na sociedade, além de um Brechó de Blogueiras convidadas. Um evento completo, cheio de informação, comprinhas e muita gente legal pra trocar experiências.
Oo #PopPlus terá sua 2ª edição realizada no sábado e domingo, das 11h às 21h, na Avenida Paulista 735, no Clube Homs. Confirme presença no evento: http://bit.ly/14popplus
Eu vou participar da roda de conversas no sábado, sobre a imagem da gorda na cultura POP então espero de coração que vocês consigam dar uma passadinha pra gente se ver ao vivo <3 Vamos à programação:
♥ Bazar Pop Plus:programação ♥
SÁBADO 17/09
* O que é “ser plus size”? – 17/09, sábado, 14 horas
Mediadora – Rafa Coelho (site DasPlus); com Patrícia Assuf Nechar (doutoranda em Comunicação e Semiótica com pesquisa sobre o corpo plus size) e Glenda Cardoso (blog Curvilíneos)
* Mercado de trabalho – 17/09, sábado, 16 horas
Mediadora – Alcione Ribeiro (Publicitária e produtora-executiva da agência Onze); com Vanessa Raya (advogada, blog Sapatinho de Cristal) e Bruno Barreto (relações públicas BASF)
* A imagem gorda na cultura pop – 17/09, sábado, 19 horas
Mediador – Marília Almeida (Toni); com Juliana Romano (blog Entre Topetes e Vinis) e Thiago Borbolla (portal Judão)
DOMINGO 18/09
* Como descobrir o seu estilo – 18/09, domingo, 14 horas
Mediador – Bia Peca (blog Mundo Plus Size – By Bia Peca); com Rafa Coelho (blog DasPlus) e Natália Nascimento (blog Estilosos no Metrô)
* Acessibilidade – 18/09, domingo, 16 horas
Mediadora – Tata Correia (Jornalista); com Rachel Patrício (Falando sobre gordofobia), Kaìsa Tembela (arquiteta e urbanista do Arquitetura Humanista) e Viviane Oliveira (Engenheira civil)
* Sexualidade e relacionamento – 18/09, domingo, 19 horas
Mediadora – Paula Bastos (blog Grandes Mulheres); com Thaís Mayume (editora de vídeo, curadora do PopPorn), Mariana Lima (blog Moda Plus Size Brasil) e Laura Levi (InRouge Consultoria)
Cupcake.ito
Mipocas Pipocas Gourmet (pela primeira vez no Pop Plus)
Brasilidades & Cia (pela primeira vez no Pop Plus)
14º Pop Plus
Data: 17 e 18 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 11h às 21h
Local: Club Homs (Salão Nobre)
Endereço: Avenida Paulista, 735 – Jardim Paulista – São Paulo/SP (próximo ao Metro Brigadeiro)
Entrada Gratuita
Realização: Cena Pop Eventos Criativos e Art Shine Promocoes e Eventos
OMG! Depois da última campanha de inverno bafônica, é a vez de ficarmos babando com a Justine LeGault para a Elegance Plus Size♥ Pra quem não conhece, a Justine foi a primeira capa plus size da Elle Quebec e faz ensaios incríveis, como a campanha ImNoAngel e a PlusIsEqual, sendo considerada uma das modelos plus size mais famosas do mundo. Já a Elegance é uma marca nacional e, na minha opinião, a marca mais profissional e evoluída quando falamos de moda plus size brasileira.
Foi no Teatro Municipal de São Paulo, pouco antes das fotos para a próxima campanha da Elegance, que tive alguns minutinhos a sós com a Justine para poder fazer algumas perguntinhas. Simpática, cheia de energia e muito (muito, muito, muito…) linda, ela me recebeu vestida com um look de cropped e saia lápis preto de veludo, já da coleção inverno 2017 da Elegance.
Bom, com a palavra, Justine LeGault…
♥ Ju entrevista:Justine LeGault para a Elegance ♥
Você já tinha vindo ao brasil? Como foi receber o convite de uma marca Brasileira?
Eu ainda não visitei muito por aqui, mas até agora já amei as brasileiras! Eu fiquei super animada, pensei “Uhuuul, o Brasiiiiil!”. Eu nunca nem sequer tinha vindo para a América do Sul – normalmente eu viajo muito pela Europa.
O que você achou da campanha da Elegance e das peças?
A gente ainda vai fotografar, mas eu AMEI o drama da coleção! Minhas favoritas sãoas peças em veludo, que tem sido meus queridinhos ultimamente, como esse vestido que eu estou usando, e as mangas oversized, meio anos 60.
Justine LeGault veste tamanho 14/16 na gringa e tem 1,75m de altura
Você ja se sentiu envergonhada ou sofreu preconceito durante algum trabalho, por ser plus size?
Envergonhada é uma palavra muito forte, mas eu já senti preconceito algumas vezes por parte dos fotógrafos, eles é quem tinham que ficar com vergonha (risos). Por exemplo, uma vez estava fazendo um ensaio com 2 modelos e a outra era do tamanho tradicional e pude notar que o fotógrafo ficava mais empolgado por ela… Aí eu pensei: ok, quando é minha chance de te mostrar? Mas isso é uma coisa minha, eu encaro isso como um desafio, mesmo. Quando fui fotografar o jogo virou e eu ganhei o respeito dele. É algo que acontece com muita frequência. Mas de fato, todo o meu respeito teve que ser conquistado com mais esforço do que as modelos tradicionais, porque ainda tem pessoas com a cabeça muito fechada nesse meio.
E como você vê o futuro da moda plus size?
Eu acho que não vai ser sobre tamanhos, vai ser mais sobre aceitação e personalidade da modelo, independentemente do seu tamanho. Por exemplo, minha amiga Sakina, também modelo, ela tem um cabelão cacheado e vermelho, sardas, diastema, tudo que é TÃO cool e diferente, que fazem ela única, e em 2016 é tudo sobre isso. Eu AMO e acho que esse é o futuro da moda, no geral.
Existe um forte movimento que acredita que as modelos plus size menores (tamanho 46/48) só ajudam a reafirmar um padrão corporal magro. Qual sua opinião em relação a isso?
Eu não concordo com isso, porque não é sobre o seu tamanho, mas sim sobre a mensagem que você passa. Minha melhor amiga é provavelmente a menor pessoa que você vai ver, ela é muito magrinha, e ela me diz que eu a ajudo a se aceitar, apesar de sermos totalmente diferentes. Não acho que tenha um “tamanho ideal” pra nada, acho que todo mundo tem seu espaço. Eu não estou lá pra defender um tipo de pessoa, estou lá pra defender diversidade e igualdade mais do que um tamanho.
Você se chama de guerreira do amor próprio, como você acha que contribui de fato nessa guerra?
Acho que meu trabalho fala por si só, as imagens que eu produzo, o jeito como eu me coloco para transmitir essas mensagens de amor próprio. Eu não sou o tipo de pessoa que vai levantar uma bandeira sobre como as coisas devem ou não serem feitas, mas eu vou fazendo meu trabalho e ganhando visibilidade de forma sutil, e aos poucos eu vou conseguindo abrir a mente das pessoas.
E para as meninas que desejam se tornar modelos plus size, você tem alguma dica?
Sabe, são muitas viagens, muitos eventos sociais, muita paciência, eu acho que tem muita mulher que quer ser modelo mas não entende a indústria 100%. Além disso, você tem que se sentir muito confortável e bem com o seu corpo, tem que saber suas melhores posições e caras e bocas. Modelar exige muita adaptabilidade, você tem que se adaptar ao personagem, se adaptar à roupa, você tem que dar um jeito, é como um quebra-cabeça cheio de peças que você tem que montar. Embora você possa ter uma equipe, você tem que ser a melhor e saber melhor que eles. Para as novas modelos é bom sempre estar aberta para aprender tudo.
Finalizamos a entrevista falando sobre goiabinhas, o doce mesmo, já que ela me recebeu com um prato de biscoitos na frente e me contou que era a primeira vez que provava o doce de goiaba, mas que já estava apaixonada por ele… Ah, esse Brasil, né?! hua hua hua
A temporada de inverno 2017 da Elegance Plus Size tirou inspiração no drama e intensidade da ópera. Com referências ao período barroco, a coleção traz cores intensas, shapes vitorianos, amarrações de golas, fendas e modelagens envelopadas, com destaque para decotes no colo e costas, valorizando a sensualidade e elegância da mulher de manequim 42 ao 56. Podemos esperar estampas exclusivas, muito veludo, aplicações em metais, bordados manuais e pedrarias.
O ensaio contou com styling de Patrícia Kuratti, beleza por Carla Biriba e foi clicado pelas lentes do fotógrafo Márcio Rodrigues.
Bom, estou ansiosíssima por essa coleção! Eu já sei que a Elegance Plus Size arrasa muito na produção das peças, na pesquisa de tendências e nas campanhas, agora nos resta esperar. Eu quero MUITO ver essas peças de veludo que já estão fazendo meu coração bater mais forte!
Curtiram a entrevista? Me contem aqui nos comentários o que vocês acham da Justine LeGault para a Elegance!
Olá queridas! Se tem UMA coisa que SEMPRE me deixa ansiosa, essa coisa é ver as tendências fortes do verão. Isso porque normalmente são coisas que a gente já vem sacando há alguns meses e já até tem o desejo de usar (assim que encontrar uma peça que valha a pena). As vezes as tendências vêm de forma sutil, quase como uma sugestão, outras vezes aparecem como uma versão modernizada de alguma coisa que já bombou na outra estação, quase a versão reloaded e ainda mais legal, sabe?!?
ARealist Plus já lançou a coleção Primavera/Verão 2017 e… PREPARE-SE… Está cheia de peças-desejo com uma presença marcante das tendências fortes do verão. São peças com estampas tropicais, bem leves e elegantes. Ou seja: vamos ficar de olho nesses modelos, estampas AND cores desse catálogo maravilhoso, para já ficar por dentro do que nos aguarda nas próximas temporadas!
♥ 5 tendências fortes do verão na nova coleção da Realist Plus ♥
1. Cropped
Apenas nem sei o que dizer desse look que parece ter saído direto de um desfile na semana de moda… Só que meu coração acelerou, meus olhos encheram de lágrima e eu consegui me imaginar linda, abafando dentro desse conjuntinho – alguém me acorda, please! Lembra dos croppeds anos 80, com cintura média a alta, que deixava o umbigo de fora?!? A tendência forte do verão continua sendo a barriguinha à mostra, porém na versão remodelada a parte de baixo vem mais alta e menos pele aparece. Nessa estação o cropped vem com ar mais sofisticado!
2. Amarrações no decote
O strappy veio com TU-DO e promete continuar em alta, mas a versão mais sexy e menos rock’n’roll da peça é a blusa com amarração no decote, mais puxada pro estilo boho. Além de deixar mais pele à mostra no calor, esse detalhe valoriza a região do colo de uma forma sensual, mas sem exageros.
3. Orange Color
Parece que nessa estação Orange Is The New Black mesmo! A cor LARANJA é apontada como cor do momento. Vibrante e iluminada, é o ponto de equilíbrio entre o espírito e o desejo. E ainda fica bem com qualquer tipo de pele e de cabelo.
4. Ombro a ombro
E o boho foi total o estilo eleito para a primavera/verão. A leveza das blusas “ciganinha”, que têm decote ombro a ombro com um elástico, conquistou o coração e o closet das mulheres. E a sorte é de quem curte valorizar a região do colo, com um bônus: ombros à mostra são delicadamente sexy 😉
5. Assimetria
Pra acalmar as fashionistas que têm um estilo mais contemporâneo, uma tendência forte que vem dando as caras há algumas estações é a assimetria. Na coleção da Realist Plus ela aparece de forma elegante e inusitada, tanto no recorte, com mullets e fendas, quanto no mix de estampas listradas, por exemplo. Moderno!
Bom, gatonas, essas são algumas das principais tendências fortes do verão 2017, e a Realist Plus trouxe com muita elegância, visando conforto e qualidade. Para ver mais peças, confira a coleção completa no site www.realistplus.com.br e fique por dentro das novidades nas redes sociais da marca: Instagram @realistplus e Facebook Realist Plus.
Me contem nos comentários qual é a tendência favorita de vocês e o que vocês mais amaram!!!
Olá querida! Se eu ganhasse R$ 1 a cada amiga ou conhecida que me fala “ai, Ju, vou te levar para fazer compras comigo” eu já seria o Tio Patinhas… hua hua hua! Eu não consigo sair com cada uma, mas isso não quer dizer que eu não possa ajudar na hora de escolher uns modelitos novos, né!?
Vocês já conhecem a Posthaus, é claro, mas você sabia que a marca tem um app novo, que dá pra você olhar as peças e promoções do seu celular (IOS e Android)?! E agora também dá pra você montar sua Lista de Desejos Posthaus, tanto pelo aplicativo quanto pelo site \o/ Mas, calma, que não é só a sua lista de desejos Posthaus que você pode ver… Você também pode ver a lista de desejos que EU MONTEI, cheia de peças que considero muito fashion e têm aquele precinho maravilhoso da Posthaus. Uhuuuullll, é a gente praticamente fazendo compras juntas ♥
♥ Lista de desejos Posthaus: peças para deixar seu armário mais fashion! ♥
Essa é minha lista em 3 dispositivos diferentes: a primeira é no site, vista do computador, a segunda no iPad e a terceira no celular 🙂
Pra melhorar e comemorar essa novidade linda, que vai organizar de vez todos os nossos desejos fashionistas, a Posthaus disponibilizou um cupom de desconto de R$ 20 nas compras acima de R$150, é só digitar CUPOMJU na sacola de compras ;). É válido até dia 23/08, hein?!
Bom, gatonas, espero que vocês gostem da lista e que façam vários achados incríveis. Ah! E não esqueçam de usar o cupom e mostrar pras amigas também.
Olá queridas! Na minha última participação no programa É de Casa, na Globo, foi para falar sobre bota para perna grossa. O assunto é de fato um tabu, porque desde sempre ouvimos que quem tem perna grossa não pode usar isso ou aquilo e, pior, na hora de comprar ainda temos que sofrer preconceito de vendedor,se é que achamos alguma bota que entre/feche nas nossas panturrilhas e coxas.
A questão é que com o passar dos anos aprendi a driblar essas regras bobas e também descobri algumas particularidades das botas que fazem com que elas fiquem ótimas em pernas grossas, que fechem numa boa sem prender nossa circulação e que fiquem incríveis com os looks.
Claro que no mundo ideal poderíamos escolher qualquer modelo de bota e ela teria vários tamanhos de cano (tipo do P ao GG) para se adaptar às pernas grossas, mas enquanto isso não acontece, resolvi reunir dicas de como usar bota para perna grossa e onde comprar.
♥ Bota para perna grossa:como usar e onde comprar ♥
Para deixar bem claro: eu REALMENTE acho que você DEVE usar sua bota como você tiver vontade! Aqui compartilho as dicas que eu uso na hora de montar o look, dicas que eu gosto e aplico na hora de pensar minhas combinações. Acho que pode ser útil para quem estiver na dúvida ou insegura, mas não se prendam de forma alguma ao que eu digo, porque NADA é regra, viu?!
Abaixo de cada montagem tem o link para uma matéria específica de cada tipo de bota! É só clicar e anotar as dicas, além de ver onde comprar cada tipo 😉
♥ Bota de cano alto ou over the knee para perna grossa
Bom, gatonas, espero que vocês tenham clicado para ver cada matéria de cada tipo de bota, que agora saibam TUDO sobre bota para perna grossa e não fiquem mais inseguras na hora de usar!
Se depois de ler tudo ainda restou alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que eu completo e a gente vai conversando! Ah! E não esquece de mandar esse dossiê da bota para perna grossa para suas amigas que também têm dúvidas ♥ Quem ama compartilha heheh 😉
Olá queridas! A gente sempre fala dos bazares por aqui e fiquei sabendo que agora em agosto vai rolar a primeira edição da Liga Plus, uma reunião de marcas plus size em um mesmo dia, para que as consumidoras possam ir experimentar, ver, pegar, cheirar e decidirem se querem ou não comprar umas roupinhas.
Conversando com a Sandra, da A Minha Praia É… uma das marcas participantes, ela contou que a ideia do evento não é competir com outros maiores e já conceituados, pelo contrário: a ideia da Liga Plus é justamente agitar o mercado entre as edições de grandes bazares, como o Bazar Pop Plus Size, e assim, dar uma chance a mais para as consumidoras que não têm o hábito de comprarem online experimentarem as roupas antes de comprarem. Acho ótimo! Como sempre digo, além das compras é uma chance de encontrarmos com outras mulheres que entendem pelo que a gente passa, de trocar experiências e conhecer gente nova.
O evento será dia 06 de agosto, em São Paulo (mas calma que os organizadores já estão avaliando a possibilidade de ir para outras cidades) e tem entrada gratuita.
“Eu sou gorda 364 dias do ano e no dia do meu casamento vou ser magra?!? PRA QUÊ?”
Foi assim que começou nossa conversa no sofá da sala da minha casa, quando a Ju Ricci, blogueira do Hoje Vou Assim Plus Size veio a São Paulo buscar seu vestido de noiva plus size, carinhosamente feito pelo estilista Arthur Caliman.
JuRRi, como a chamamos, casou esse sábado em uma festa no Rio de Janeiro com direito a muitas gordas extremamente bem vestidas. Ela estava linda em um vestido branco com fundo rosa claro, pensado em cada detalhe para satisfazer seu desejo de ser uma noiva plus size clássica com toques retrô. O que me impulsionou a escrever esse post é que JuRRi e eu somos amigas há um tempão e notei que ela não fez nenhum regime louco ou emagreceu horrores para entrar em seu vestido de noiva, muito pelo contrário… Ela sempre acreditou que o vestido é que tinha que vestir seu corpo e que, linda do jeito que é, não deveria mudar para casar-se.
Conversei com a JuRRi a respeito de seu vestido e de seu momento como noiva plus size, para inspirar todas as noivinhas que estão inseguras ou que sonham com o grande dia. Anota aí as dicas:
♥ Ju Ricci conta como ficar uma noiva plus size linda ♥
Como você estava se sentindo com o seu corpo quando resolveu casar? Ele em algum momento foi um problema?
Eu não quis emagrecer para casar, me sinto muito bem com o meu corpo, me acho linda e o Pedro (o noivo) também. Aliás, não tive nem o questionamento, porque eu sou bem resolvida desde a criação do blog. As mulheres com quem eu me relaciono me inspiram muito e rola uma troca de inspiração diária.
Alguém cobrou o emagrecimento?
Eu estou tão envolvida com pessoas ao meu redor que veem minha beleza como única, que embora a sociedade possa pensar que eu tenha que mudar, eu não sinto mais essa vibração perto de mim. Eu acho que as pessoas estão se vendo mais como elas são, como elas devem ser. Eu não tenho mais essa pressão no meu ciclo de amizades. Quando a pessoa vê que você se aceita, ela te olha e fala “ela tá tão radiante que não é um corpo que vai fazer ela mudar”. Por que eu teria que emagrecer se já estou tão bem assim?As pessoas emagrecem para o casamento e depois passam o resto da vida olhando as fotos e pensando “ai eu era tão magra”, mas não era!O álbum vira um álbum fake! O mais importante é aparentar felicidade!
[blockquote author=”Ju Ricci, do Hoje Vou Assim Plus Size” pull=”normal”]Por que eu teria que emagrecer se já estou tão bem assim? As pessoas emagrecem para o casamento e depois passam o resto da vida olhando as fotos e pensando “ai eu era tão magra”… Mas, não, não era![/blockquote]
Como foi a pressão do corpo na hora da escolha do vestido?
Dei uma olhada no que existia, no que as meninas usavam para casar, joguei no Google “vestido de noiva plus size” pra pegar referências. Mas eu tinha na cabeça o tipo de vestido que eu queria usar, o tecido, o estilo. Eu não queria imitar as fotos que já existiam, queria tirar inspiração e também colocar o que eu gosto no meu vestido.
Como você escolheu a modelagem, cor, estilista, etc?
Pensei em sempre valorizar as partes do meu corpo que eu gosto, como dar destaque pro colo e pro rosto, e queria parecer bem elegante, chegar chegando, sabe? ter uma imagem impactante, que quando as pessoas olhassem pra mim pensassem: esse vestido foi feito para ela, ela não precisou mudar o corpo para ficar linda no vestido.
Eu gostei tanto de como o vestido de festa do Arthur Caliman caiu em mim que eu perguntei se ele faria o meu vestido. Ele explicou que não fazia vestido de noiva, mas que faria o meu. Aí não tive dúvida que sairia maravilhoso, porque botar um vestido que cai perfeitamente não tem igual. Como ele já tinha todas as minhas medidas, foi fácil o vestido ficar incrível no meu corpo, porque as costureiras já tinham contato comigo, já tinham me visto, e ele tem um scanner de corpo que também ajuda na hora de fazer o vestido perfeito.
Seu vestido tem umas particularidades e detalhes específicos, conta pra gente por que você escolheu esses detalhes?
Queria um vestido romântico que traduzisse meu estilo, que fosse minha cara e que eu olhasse pra ele e pensasse “esse vestido foi feito só pra mim”. Eu queria que a minha imagem remetesse a uma noiva retrô, porque isso faz parte do meu estilo.
Eu falei para o Arthur que tinha muita preocupação com a minha cintura, porque eu não tenho um corpo muito acinturado, muito proporcional. Pra ficar completamente bonita você tem que se sentir bem na roupa e ela tem que cair bem. E, pra mim, ficar bem é respeitar proporções e estilo, então não adianta nada eu deixar que o estilista fale qual a melhor proporção pra mim, quem conhece melhor meu corpo sou eu. Aí, pedi um vestido acinturado, com uma saia bem fluida, que desse um leve volume no meu quadril e o colo bem destacado e ainda não tinha certeza sobre os brilhos. Então a gente conversou e chegou à conclusão que os brilhos poderiam ser pontuais, na cintura, na região do ombro.
[blockquote author=”Ju Ricci, do Hoje Vou Assim Plus Size” pull=”normal”]O vestido tem que traduzir quem você é, não adianta querer agradar outras pessoas. As pessoas têm que enxergar no vestido seu momento representado, tem que transbordar o que você está sentindo ao se unir com a pessoa amada.[/blockquote]
Ele tem uma camada de cor, que é o rosa champanhe, por cima a renda francesa, e uma camada de tule. Eu escolhi o rosa por baixo do branco, porque eu queria ser uma noiva única e gosto muito desse tom de rosa. Queria que ele irradiasse quem eu sou, iluminasse quem eu sou. O drapeado no peito foi uma ideia minha para ser a cereja do bolo e dar o destaque pra região que eu mais gosto no meu corpo, pra chamar a atenção para essa região.
Eu gosto muito de mangas 3/4, apesar de não ter problema algum com meus braços hoje em dia, mas eu acho que meu vestido pedia uma manga, até porque é um vestido que não tem tantos bordados e brilhos, então o que vale é o modelo em si, achei que a manga ia dar um toque a mais. A manga ia deixar a região da cintura mais rica e complementar os detalhes do vestido deixando o visual mais elaborado.
Como foi o processo de provas do vestido? Ficou como você queria? Deu medo?
Fiz 4 provas de vestido, na primeira para conversar sobre tecido, modelagem e desenho. A segunda para ver a “carcaça” do vestido em moulage, na formatação simples mas já era o esboço do vestido final. Nas outras duas provas nós fizemos ajustes, trabalhamos melhor o busto, as costureiras começaram a colocar as aplicações de bordado e de pedras Swarovski. E a última prova foi pra ajustar altura da barra, a gente tirou fotos pro insta e busquei o vestido. Durante o processo, como eu moro no Rio de Janeiro e o ateliê é em São Paulo, o Arthur me enviou por Sedex 2 tecidos rosados, um mais claro e outro mais escuro, com a renda por cima, para que eu pudesse decidir qual tom de rosa eu queria. Eu elegi o meu preferido, mas fiz uma enquete com as pessoas próximas, inclusive com o Pedro, meu noivo, o que elas achavam que ficaria melhor.
Durante o processo bateu um insegurança de não ficar como eu queria, mas conforme fomos fazendo as provas eu fui falando onde eu queria que mudasse ou melhorasse, como eu imaginava que ficaria. E bons estilistas e costureiros sabem entender o seu sonho e como transformá-lo em realidade. Aí a importância em confiar na pessoa que fará seu vestido! No final a realidade superou minhas expectativas, mas foi um trabalho minucioso de muita comunicação.
Como você escolheu o make e o cabelo?
A boca foi com cor, porque eu sou dessas, amo batom vermelho. O cabelo eu só fui decidir no momento da prova, mas eu já sabia o que eu não queria usar: eu não queria flor nem véu comprido no cabelo. Comprei uma voilette e uma pluma porque eu queria que tivesse um toque retrô.
♥ Dicas da JuRRi para quem vai casar ♥
Eu penso em como vai ser o vestido desde que eu noivei, há dois anos, mas eu fui meio kamikaze. Comecei a conversar com o Arthur pela internet primeiro mandando referências, mas comecei a correr atrás mesmo em janeiro desse ano, 7 meses antes do grande dia, mas não aconselho isso a ninguém, porque eu acho que tem que ter um planejamento maior, para parcelar o valor, para você não ficar afobada e terminar todas as dívidas antes do casamento.
Veja com antecedência de uns 2 anos, ficou noiva comece a ver tudo como se a festa fosse no mês seguinte.
Quanto mais você pesquisa e mais prova, maior é a chance de ter um casamento com a sua cara, de encontrar aquilo que você quer.
Procure e contrate fornecedores em quem você confia, mesmo que as vezes os preços sejam um pouco mais caros.
Termine de pagar todas as parcelas de tudo da festa e da cerimonia antes do casamento, para começar a vida de casada já sem dívidas.
O vestido tem que traduzir quem você é, não adianta querer agradar outras pessoas. As pessoas têm que enxergar no vestido seu momento representado, tem que transbordar o que você está sentindo ao se unir com a pessoa amada. Não adianta eu querer fazer a femme fatale no dia do meu casamento, se aquele não é o meu estilo e não representa o verdadeiro eu – e o contrário também é válido. O mesmo acontece na escolha do cabelo e da maquiagem. Você tem que usar o que gosta em primeiro lugar e ouça e considere o que o profissional da área tem a dizer sobre os seus desejos, embora sua vontade deva SEMPRE prevalecer o profissional estudou para isso e pode iluminar algumas questões que você nem tinha pensado.
Valor
O valor de um vestido feito sob encomenda varia muito de cada detalhe e cada escolha, passando pela modelagem, tecido, aviamentos, bordados, pedras, etc. Aí vale fazer um orçamento com o estilista escolhido antes! Não tenha medo de perguntar, o máximo que vai acontecer é ser muito caro para o seu orçamento. Não há vergonha nenhuma em não poder pagar milhões em um vestido, afinal todo mundo sabe que a festa, a lua de mel e a casa já são gastos suficientes para deixar uma noiva apertada financeiramente. Vale pesquisar, olhar, andar, experimentar, ligar, pedir referências e tudo mais que você puder para se sentir segura na hora da compra!
Bom, gatonas, o casamento foi lindo! JuRRi estava uma princesa, feliz e realizada com seu vestido incrível. E vocês? Já casaram? Indicam alguma loja ou estilista? Me contem TUDO nos comentários!
Olá querida! Já pensou em usar uma capa plus size?! Se tem uma coisa que eu gosto de fazer essa coisa é provar que TODO mundo pode usar TUDO! E que forma melhor de mostrar isso do que colocando uma mesma peça em diferentes corpos?! Foi assim que surgiu a hashtag #agordaeamagra e uma série de outros projetos como o #juntassomosmaiores onde de uma forma ou de outra eu consigo mostrar que sendo magra ou gorda, alta ou baixa, triângulo invertido ou ampulheta, peituda ou bunduda ou os dois, ou tudo ou nada, você pode e deve usar o que bem tiver vontade e pode ficar TÃO incrível quando em qualquer outra pessoa.
Semana passada tive o prazer imenso de receber a Ju Ricci (carinhosamente apelidada da JuRRi), do Hoje Vou Assim Plus Size, e a Mari Lima, do Moda Plus Size Brasil, aqui em casa. Em um dos dias fomos visitar a loja Three Seven (que fica no Brás, deixo o endereço depois das fotos). Nessa tarde deliciosa cheia de roupas e conversas sobre o mercado plus, acabamos nos apaixonando – AS TRÊS – por essa capa plus size. Em vez de ficarmos brigando pra ver quem ia levar, resolvemos todas levar e provar que mesmo com 3 corpos completamente diferentes, a capa plus size pode ficar ótima, SIM!
Para você entender melhor, a JuRRi tem o corpo mais retangular, com quadris mais finos. Já a Mari tem quase um triângulo invertido, com peitões de dar inveja. E eu tenho o corpo ampulheta puxado pro pêra, com a parte de cima menor que a de baixo. Nem por isso a capa deixou de ficar incrível e transformar o look em um visual chiquérrimo. Também vale dizer que JuRRi veste tam. 48, eu visto tam. 50 e a Mari veste tam. 54, ou seja, além de formatos de corpo diferentes, os tamanhos também são 😉 .
O resultado você pode ver com os próprios olhos:
♥ Capa plus size: 1 peça em 3 formatos de corpo diferentes ♥
Eu já postei algumas fotos do meu look nas redes sociais e já deu pra notar que muitas leitoras também compartilharam do nosso amor pela tal da capa plus size. Ela não substitui o casaco, porque não tem mangas (só essa fenda para passar o braço), mas ela transforma mesmo o look. Você pode usar por baixo do casaco e quando entrar em um ambiente fechado ficar só com ela, como se fosse um colete, sabe!? Ela é mais como um acessório que protege do ventinho hehe.
DE ONDE SÃO AS PEÇAS
Todas as peças dos nossos looks são da Three Seven (já que a gente estava mega empolgada com as roupas novas) que fica na Rua Miller, 508, no Brás, aqui em São Paulo.
♥ Capa plus size para comprar online > tem naDafitinesselink AQUI
Quanto aos outros acessórios do meu look, fiz um post AQUI pra falar de tudo em detalhes. Já o das meninas vocês podem conferir no blog delas:
Bom, gatonas, é isso! No outro post, que eu falei só do meu look, já tinha contado que eu estava maluca atrás de uma capa que ficasse boa no meu ombro e nos braços e fiquei muito surpresa quando também ficou incrível nas meninas.
Espero que o post tenha incentivado vocês a usarem tudo que vocês estiverem na dúvida e que vocês tenham curtido!
Olá queridas, essa é a última chamada para o próximo FWPS Verão 2017 que acontece nesse fim de semana, dia 24/07 (domingo). A novidade dessa edição é que além dos desfiles, também vai rolar uma rodada de conversa com palestras sobre o mercado plus size durante o dia.
Para celebrar essa edição o ensaio clicado pela Adriana Líbini, fotógrafa oficial do evento, foi inspirado em mulheres cheias de garra e dinamismo que não deixam sua liberdade de lado. Empoderador!
Maria Abacaxita – Posicionada como Moda Fun Size, a mais nova marca do mercado Plus traz uma pegada jovem, casual e divertida.
Ênfase – Conhecida por suas roupas com caimento excelente, a grife promete mais um desfile que empolgará o público.
Xica Vaidosa– Marca veterana do FWPS e bastante querida pelas mulheres Plus que se identificam como xiquetes.
Pernambucanas – A rede varejista participa mais uma vez do evento, mostrando sua coleção voltada para o segmento.
Naif – Empresa que atua no mercado há quase 50 anos e que lançará seu novo posicionamento estratégico no FWPS. Após pesquisa de mercado apontar carência de marcas Plus para jovens, a Naif aposta neste novo nicho.
Korukru by Lu Oliva – A marca de cintos e acessórios retorna ao line-up do FWPSpara mais um desfile performance apresentando a coleção “Videoclipe”.
Mirasul– a coleção que será apresentada no FWPS verão 2017 traz uma proposta jovem com peças mais justas, curtas e decotadas, além dos shapes e estampas que já são campeões de venda da marca.
Xtra Charmy – “Creio que o evento mostrará nossos produtos para lojistas que buscam novas marcas, conceitos e tendências”, diz Maria Cristina Lopez Rodriguez Araújo, diretora de vendas da marca.
Vislumbre – A marca de lingerie do Rio Grande do Sul participa de mais uma edição do FWPS e lança sua linha de moda praia com biquínis, maiôs e saídas de praia.
Edson Eddel Noivas – Para o verão 2017, preparou um desfile apresentando exclusivamente vestidos de noivas.
Cachopa – A grife de beachwear retorna ao line-up do FWPScom a coleção verão 2017.
Rainha Nagô – Criada há dois anos como uma loja multimarcas no interior de São Paulo com a proposta de oferecer moda Plus Size em estilo afro e que, posteriormente montou sua própria confecção e faz hoje uma moda Afro Pop. A marca é comandada pelo casal, negro e Plus, Diego e Camila, e o casting escolhido para o desfile será 100% negro.
Salão de Negócios
O Salão de Negócios do FWPS Verão 2017 conta com a participação de todas as marcas que desfilam e também com outras empresas como a My Store Brasil, empresa especializada em manequins diferenciados que apresenta no FWPS a linha especial de manequins Plus Size. A ideia é mostrar aos lojistas do segmento que uma loja especializada em moda GG pode ser um espaço moderno e com visual fashion com manequins cheios de atitude e personalidade; Raça Pura, marca de moda feminina com mais de 12 anos de experiência no segmento Plus; Lu Carmell Fashion Size, que veste mulheres poderosas e elegantes; e Marguerite, marca de moda especializada no Plus Size com peças modernas dentro das tendências.
Palestras
Pela primeira vez, o Fashion Weekend Plus Size realiza uma programação de Palestras direcionadas aos lojistas. A participação é gratuita para os lojistas do setor e as inscrições devem ser realizadas no site www.fwps.com.br. A credencial dá acesso às Palestras, Salão de Negócios e aos Desfiles.
11h30 – “Transforme a crise do varejo em oportunidades de crescimento”, por Wilsa Sette Moraes Figueiredo, coordenadora nacional do segmento Varejo de Moda pelo SEBRAE Nacional desde 2013. Engenheira civil, especialista em análise de sistemas, com dois MBA em Gestão de Informação no Agronegócio e em Marketing Digital, trilhou carreira na área de TI em grandes empresas nacionais e multinacionais, até decidir se dedicar aos pequenos negócios do varejo de moda.
13h30 – “Como usar as redes sociais para reforçar a sua marca e alavancar seu negócio” por Paula Bastos, jornalista formada pela UNESP, fez diversos cursos livres de moda e comunicação digital. Atuou em grandes agências de São Paulo como assessora de imprensa e analista de redes sociais. Atualmente trabalha com consultoria, planejamento e produção de conteúdo para o segmento de moda na área digital. Foi colaboradora de moda do site da Revista TPM e blogueira do Brasil Post. É autora do blog Grandes Mulheres.
15h30 – “Tendências verão 2017 – conheça os objetos de desejo das suas consumidoras na próxima temporada” por Patrícia Souza, diretora de pesquisa do Grupo UseFashion, empresa que realiza análises em profundidade de mercados globais e locais, inspirando de forma inteligente toda a cadeia de produção de moda, pesquisa e criação, chegando aos pontos de venda. Especialista em Moda e Comunicação, com 22 anos de experiência e ampla visão de negócios de moda, em sua trajetória atuou efetivamente em todos os processos da cadeia produtiva, da pesquisa até o varejo. Responde pelo direcionamento dos projetos de pesquisa e definição de tendências, tanto de moda quanto de comportamento de consumo, assim como pela análise da qualidade de todo o conteúdo do Grupo UseFashion.
Exposição inédita da nova coleção do Ilustrador Edull
O FWPS verão 2017 conta também com a exposição inédita da nova coleção do ilustrador Edull com o tema “Super-heróis” com desenhos de mulheres gordinhas como super-heroínas. É a primeira vez que Edull lança sua coleção anual presencialmente. No FWPS Verão 2017 serão exibidos 10 desenhos do ilustrador que é conhecido no Brasil e no mundo por seus desenhos de mulheres Plus Size dentro de temas específicos.
Bom, gatonas, eu sempre falo que apoio com o maior prazer os eventos de moda plus size porque acho que é um jeito delicioso de movimentar o segmento, mas além disso também é um dia de reencontrar as amigas e estar entre pessoas que entendem pelo que você passa todos os dias.
Confesso que estou ansiosa pelas palestras, afinal o mercado está crescendo e é sempre bom estarmos por dentro e ajudarmos a disseminar a informação necessária para que cada vez mais a indústria da moda se sinta incentivada a investir no nosso setor.