Você sabe o que é body positive? Na tradução literal do inglês significa imagem corporal positiva. Tá, mas o que isso quer dizer na prática? É simples: é você ter um olhar positivo e sincero para com a sua imagem e também a dos outros. É deixar de lado padrões do que é ser feio ou bonito e enxergar beleza em todos. Parece complicado, né? Mas se liga aqui que vou explicar como EU, Alexandra, entendo e vivo isso. E podexá que vou te dar dicas para iniciar nesse universo maravilhoso 😀
Aceitar seu corpo não quer dizer conformismo
A primeira dúvida que vem à cabeça das pessoas que começam a se olhar de forma positiva e carinhosa é: “Então eu não posso mudar mais nada?”. Miga, você não é obrigada a nada! Não é nenhuma religião, é você quem trilha e cria esse processo.
Ter uma visão positiva sobre você NÃO É não mudar nada. O que muda é a forma como você pensa sobre isso: será que eu preciso mesmo? De onde vem essa vontade de fazer uma lipo? Não é se conformar com quem você é e pronto, é entender que ter uma visão positiva sobre você mesma é prerrogativa para viver em sociedade.
Ser positiva não é esquecer o lado negativo
Continuando no tema do conformismo: você se olhar de outra forma não é colocar embaixo do tapete o lado negativo. A grande diferença é que você vai parar de dar TANTA atenção para o que você não gosta e ressignificar esse não gostar – se for ÓDIO isso é mais urgente ainda.
Ou seja, é você entender porque não curte aquela parte do corpo, mas não focar apenas nisso. Você ir à praia com as estrias aparecendo não é uma questão de vida ou morte, entende? Mesmo que não goste delas, porque deixar de fazer algo por isso?
Eu sei que é difícil, pra mim também foi, mas comece a enaltecer o que mais ama em você, miga. Logo essas coisas vão deixar de ser o foco da sua existência e se tornar detalhes. Mas, ratificando aqui: você pode fazer o que quiser e mudar a hora que estiver a fim, não há regras, o que existem são dicas para facilitar sua vida 😉
Enxergar os outros de forma positiva não é utopia
Pode anotar: quando você iniciar esse novo olhar por você isso vai se expandir para os outros. A lógica é simples: se amar e se ver de forma positiva é muito mais difícil do que externar isso. O caminho mais difícil você passa ao começar a se trabalhar, então o externo fica mais simples, apesar de exigir mudanças.
Um exemplo meu: sabe quando você é gorda, não se aceita, e coincidentemente nunca se interessa por um homem gordo? Isso é espelho. A partir do momento em que o seu corpo não for mais uma questão, naturalmente sua percepção do que é bonito muda. Vai por mim que é maravilhoso 😀
Dicas práticas de como ser body positive e mudar sua imagem corporal
Bom, depois de todas essas teorias, vamos à prática. Existem algumas dicas simples que vão te ajudar a iniciar o processo body positive. E, como eu falei, exige força de vontade e ação para que isso tudo role. Se liga:
-
- Reveja quem anda com você: o ditado “diga-me com quem andas e direi quem és” é super válido. Às vezes temos amizades tóxicas, relacionamentos abusivos e estamos rodeadas de pessoas que apenas nos colocam pra baixo, não nos incentivam… Você sabe identificar quais são essas pessoas, né? Que tal tirá-las da sua vida OU dar menos espaço?
- Pare de se comparar: a comparação é a pior coisa que existe se você quer entrar num processo de positividade corporal. Não enxergue as outras mulheres como rivais. É uma visão machista e muito maléfica para que a sororidade prevaleça e só vai te fazer mal.
- Pare de seguir quem te faz mal: sabe quando você entra no Instagram da musa @fulana-que-tem-vida-perfeita e se sente UM LIXO? Fica um tempão rolando o feed, pensando como ela é feliz, tem um corpo perfeito e inatingível etc. Pois é, se você vai para esse lado de se sentir mal, pare de seguir essas pessoas. Não vale à pena e, mais uma vez, gera comparação da sua vida com a dela. Um mar de insatisfação, né, miga?
4. Comece a ter referências de corpos reais: crie um novo feed inspirador, com pessoas de todas as cores, tamanhos, tipos de cabelos e estilos diferentes. É importante que você siga e se inspire em gente que é que nem você, que tem alguma característica como a sua, sabe? Se você tem cabelo afro, por que não seguir meninas com black power maravilhoso? Quando você se vê representada tudo muda e seu olhar do que é BONITO também.
5. Tenha paciência com você e com os outros: quem está passando pelo processo body positive é você, não os outros. Então pode rolar gente que não te entenda e pode ser que você fique mal, caia, ache que não tem nada a ver. Nada, menina! Tenha paciência contigo e com os outros e saiba que é dia após dia, é um processo, e estamos todas juntas, beleza?
Não!
Isso é sobre qualquer corpo!
Como a gordofobia é um fenômeno social e não indivual, acredito que por isso os exemplos sejam mais de pessoas que são gordas.
Ai, Xanda… como eu amo te ler, te ver!
Obrigada por falar o necessário. Era pra ser óbvio pra muitos, mas infelizmente ainda não atingimos esse patamar.
Tinhamu!
Queria saber se so pessoas gordas podem ser body positive? pq so encontro essas referencias. Não basta ter um corpo e ser positivo sobre si mesmo, de forma mentalmente saudável?
Adorei o post.. Precisamos de novas referências de beleza já
Xanda, vc e a Ju são maravilhosas! Amo vocês!!! Bjs!