Como comprar a calça jeans plus size perfeita? Mariana Camargo, da Clamarroca Plus, dá todas as dicas!

A gente sabe que comprar calça jeans plus size não é uma tarefa fácil, até porque em cada loja percebemos que temos um tamanho diferente, entre outras questões, como cós, estilos e o tipo de material usado. Mas calma! Para te auxiliar na escolha da peça ideal, conversamos com uma baita especialista no assunto: Mariana Camargo, fundadora da marca Clamarroca Plus, que dá todas as dicas para quem deseja adquirir a sonhada calça jeans perfeita. Se liga só!

A produção de uma calça jeans plus size não é simples e exige entendimento da diversidade de corpos gordos

O grande desafio na criação da calça é encontrar uma infinidade de bases para a infinidade de silhuetas que vestimos. Nenhum corpo é igual o outro, mas uma produção de jeans é feito do que? De pelo menos uma centena de jeans de cada modelo, 100 jeans idênticos, do mesmo formato, em uma variedade de tamanhos. São dezenas, centenas de características de corpos únicos procurando um jeans, o mesmo jeans. A mulher que é baixinha sonha encontrar um jeans que não precise de barra, enquanto a mais alta não quer que a calça fique “pula brejo”. Já mulher que uma cintura fina não quer que fique legal só no quadril, enquanto a que tem barriga saliente não quer se sentir apertada ou incomodada.

Enquanto resolvemos a particularidade de algumas, criamos uma barreira para outras. Então é fato que, enquanto não somos uma grande indústria, mas uma marca independente, iremos ter a capacidade de lançar 8, 10, 12 modelos a cada coleção, em 2, 3, 4 bases diferentes. Vamos precisar que uma cliente faça uma barra aqui, uma pensa acolá. Vamos ter que esperar pela próxima coleção pra ter a lavagem exata que procuramos.
É quase impossível que uma mesma base vista todas as mulheres, mesmo que tenha elasticidade, porque, independentemente do material, o caimento é o que conta.

O jeans boyfriend, por exemplo, que é muito, muito desejado (a famosa calça da Bels, rs), não tem nenhuma elasticidade. É lindo, maravilhoso, mas pode machucar uma mulher que tenha o quadril maior que 140cm por conta do atrito do algodão com a pele, das dobrinhas, por ser um jeans mais “durinho”.

Calça jeans plus size de moletom foi uma boa saída para essa questão, pois se adequa a todos os corpos

Nossa fórmula mágica foi criar o jeans conforto, que é um moletom com o corte e a lavagem do jeans. Uma peça que veste TODO MUNDO bem e é, hoje, nosso carro-chefe. Em um ano já estamos na 5ª produção e expandimos de uma para 5 lavagens. Mas ainda assim recebemos alguns pedidos especiais: existe uma skinny que não laceia? Opa! Existe e vamos lançar na próxima coleção! Assistimos ao vídeo da Ju (Moda plus size: o que eu espero de você) em uma noite e fomos correndo pra oficina na manhã seguinte!

Jeans plus size não é o jeans regular em tamanho maior

Nnossa ideia era fazer exatamente o mesmo jeans da magra, com o mesmo caimento, mas para o corpo gordo e há muitas diferenças. A expansão de cada manequim funciona de forma distinta, não há uma fórmula padrão, como acontece para a produção de tamanhos regulares.

Em regra, uma calça 46 tem 46 cm de cós quando estendida e ponto. Mas pra fazer um jeans plus size temos que pensar em cintura, quadril, gancho, coxa, joelho. Se contarmos somente com os parâmetros da cintura, a gente veste só quem tem um corpo mais cabide e nós temos corpos super particulares, né?

É engraçado porque sou advogada e, muitas vezes, ensino o chefe da produção que faz isso há décadas, porque fazer jeans em tamanhos grandes é uma novidade pra todo mundo, até pra quem cria roupa plus size. Todo dia a gente aprende que precisamos subir a cintura, aumentar a altura do gancho, afunilar a largura do joelho, dar uma folga na barriga. A modelagem é, praticamente, feita em cima do corpo. Sou a modelo de prova e, enquanto não tem um caimento perfeito, eu não aprovo a peça piloto.

Preste atenção no material usado na calça jeans para que ela seja confortável e ajustada ao corpo

O material de qualidade é uma das peças-chave.  Trabalhar com tecelagens de ponta é um dos fatores que fazem com que nosso jeans seja especial. O negócio é estudar e conversar com quem costura e também na loja, trocando ideia com quem veste é fundamental.

Não podemos contar só com beleza, fazer um jeans bonitinho no manequim é fácil.
Vestir uma pessoa é outra coisa. O desafio é maior! A peça tem que te ter beleza, conforto, elasticidade, compressão, caimento, lavagem bacana, estilo.

Manter o jeans com as mesmas características que ele tem na prateleira, hoje, é o nosso principal desafio, por isso escolhemos um fio de lycra que não desbota, não laceia e, ainda, aceita lavagens mais agressivas, que é o que deixa o jeans com cara de vitrine, digno de Ju Romano 😀

Fique ligada no tamanho do cós da calça jeans plus size 

O tamanho do cós faz toda a diferença. O cós estreito é charmosinho, delicado, mas não dá sustentação. Nós usamos o mesmo cós das calças masculinas e, se necessário, reforçamos com mais de 2 tiras, que é a regra. Pra alguns modelos temos costura dupla, pra dar aquela “segurada”, pra outros deixamos a cintura mais solta, porque a proposta é ter elasticidade.

É detalhe em cima de detalhe. Sempre me olham com uma cara de “CÊ TÁ BEM LOCA” na oficina e, depois de uma palestra sobre o corpo gordo todo mundo vai entendendo e, aos poucos, a produção fica mais orgânica.

Mari dá a dica dos estilos de calças jeans plus size que estão em alta

O guarda roupa sem gênero é uma das grandes tendências que a gente vê por aí e que mais se aplicam ao universo do jeanswear. As peças oversized, com um caimento mais geométrico; o retão; o jeans sacudão, pra ser usado com peças que valorizam o corpão, são uma aposta que não é de hoje e que fica.

Acho que o x da questão do jeans é que ele conversa com tudo, pode ter aplicação, pode ter acabamento, customização, pode ser bordado, recortado, rasgado porque o material do jeans por si só é um neutralizador natural.

Esse é motivo do porquê eu amo tanto o jeans: ele facilita a vida e ajuda a gente a se desvendar, a entender do quê gosta e deixar qualquer look com a nossa cara. Ninguém fica com cara de fantasiado vestido de jeans. E todo mundo pode ficar incrível e com sua própria carinha.

A principal dica para comprar sua calça jeans plus size pela internet

A primeira dica é: miga, se nada der certo a sua troca é grátis e a devolução é automática. O risco é todo de quem vende, então não precisa ter medo. É lei, é direito do consumidor, comprar, provar, aprovar, ou não, e poder trocar sem nenhum entrave. Comprar pela internet e não ter uma fita métrica é um risco desnecessário. Se mediu cintura e quadril, é 99% de chance de acerto. O negócio é mandar e-mail, direct, inbox, mensagem, ligar pra, depois de se acostumar, comprar sem medo e ainda ganhar frete grátis 😉

E aí, gostou das dicas? A Clamarroca Plus tem loja física em São Paulo ( R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 193 – Pinheiros, São Paulo) e loja online para todo o Brasil. 😀

Alexandra Gurgel

GORDA, JORNALISTA, YOUTUBER E ATIVISTA BODY POSITIVE. Siga lá no Instagram :D INSTAGRAM: @ALEXANDRISMOS

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados