Propaganda da Marisa e a polêmica

Olá queridas, me pediram para comentar a propaganda da Marisa que gerou a maior polêmica. Está todo mundo dizendo que a propaganda defende a anorexia, que deixa implícito que a mulher precisa ser magra para entrar nas roupas e que tem de viver a base de alface. Se você não viu o comercial ainda, dá uma olhadinha, mas sem levar em conta o que a galera anda dizendo por aí. Forme sua própria opinião sobre:

Pois bem, quando todo mundo começou a falar desse vídeo pensei “ai, que absurdo“, mas quando assisti só consegui pensar que esse bafafá todo foi meio exagerado. A mulher não é anoréxica, ela come, mas dá a entender que se alimenta de forma saudável (ela cita alimentos super nutritivos) e deixa de comer algumas bobagens que nos fazem mais felizes (como batata frita, nhami!). Concordo que, como gordinha, essa ideia de que “eu preciso estar magra para estar bem” é bem irritante, mas é um pouco de hipocrisia e até meio extremo achar que TODA mulher deve se conformar com o corpo que tem e não pode querer emagrecer. Querer inverter algum padrão não adianta, porque pode até ser diferente, mas continua sendo um padrão.

A maioria das mulheres gostaria de emagrecer e a muitas têm sim um “Projeto Verão” para vestir o biquíni no Ano-Novo (seja ele de reduzir a celulite ou de entrar na calça 42). Estou mentindo? Eu não disse que todas têm, eu mesma não tenho, mas minhas amigas se matam na academia para comer um x-burguer na sexta feira, deixam de curtir a balada porque querem correr no sábado de manhã, traçam um plano desde janeiro até dezembro para entrarem na roupa do ano-novo e, às vezes, ficam uma semana inteira sem comer carboidratos porque têm um encontro no sábado com o maior gatinho.Comendo-salada

Vamos levar em conta que é uma propaganda e, como tudo nessa vida, ela não vai agradar 100% das pessoas. Para pessoas como eu ou, talvez, como você, que estão felizes com o corpo que têm e não ligam do short ser 46 e as calças apertarem um pouquinho, essas propagandas passam batido (por isso fiquei até meio zonza com o bafafá em torno dela).

Acho que o que as pessoas quiseram criticar quando falaram que a propaganda “era um grito a favor da anorexia” (aff ¬¬) é que elas realmente estão irritadas com esse padrão de corpo magro. Ponto.

Ok, a gente já sabe… A gente, aqui do Entre Topetes, se irrita com isso há mais de 2 anos, mas não é UMA propaganda que representa isso tudo. Isso está implícito em TODAS as propagandas, reparem. É a alma da publicidade. Poderia citar um monte, de todas as lojas e produtos. Algumas reduzem a mulher a um ser puramente consumista, outras a colocam como interesseira e, para mim as piores, colocam a mulher como se ela fosse obrigada a estar feliz 100% do tempo, como fazem as propagandas de absorvente (quem está feliz quando está menstruada, meu Deus?!!?). As propagandas de desodorante masculino, então, nem vou falar nada…

 

Aí eu lembro de uma VERDADEIRA polêmica, que rolou lá nos Estates e que por aqui quase não se falou a respeito. Em 2010, a propaganda da marca Plus Size Lane Bryant foi banida da televisão com a desculpa de que mostrava muito o corpo da mulher… OI? Você já viu a propaganda das Angels da Victoria’s Secret? Exato, foi a resposta do representante da marca, mas não quiseram nem saber e tiraram a propaganda do ar do mesmo jeito… Agora sim, olhe você a propaganda (linda, diga-se de passagem) e tire suas próprias conclusões:

E aí, você querida leitora, de olhos abertos e mente aguçada: qual dessas duas histórias merece uma verdadeira revolta?

minha opinião verdadeira, é que uma polêmica sempre é boa para termos a chance de expor que NÃO QUEREMOS MAIS UM PADRÃO DE MULHER nessa vida. Que queremos ter nossas curvas (magras ou gordas), que queremos SER ÚNICAS. Então, pra mim esses alvoroços são sempre
válidos, mas acho meio injusto colocar o nome de uma marca como se ela fosse o capeta.

Lembrando que essa é minha opinião. E acho que devemos olhar tudo com olhos críticos, não só uma coisa ou outra só porque está todo mundo falando sobre isso. :)

Mas eu super respeito opiniões contrárias e quero muito ouvir a sua! Me conta o que achou da propaganda aí nos comentários e vamos lá no meu Facebook conversar mais!

.

HUA HUA

.

BJÓN

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados