Modelos plus size na SPFW: que SHOW de representatividade

Oi, gente linda! Não tem como deixar passar em branco essa edição da São Paulo Fashion Week que contou com um número recorde de modelos plus size nas passarelas… Mais precisamente 6 modelos plus size, em 4 desfiles diferentes.

Há 3 anos eu tinha decidido não ir mais prestigiar a semana de moda paulistana, também conhecida como SPFW, porque apesar de amar moda, aquele lugar nunca me representou.  Confesso que dessa vez, olhando as fotos, as modelos, os desfiles eu fiquei com uma vontade imensa de ter estado lá, de ter visto com os meus próprios olhos e presenciado aquele momento histórico. Tiveram desfiles com pessoas gordas, castings inteiros só com modelos negros, modelos trans, modelos mais velhos e até um desfile que contou com toda diversidade possível fugindo completamente do padrão “alta-loira-magra-européia”.

A SPFW é o maior evento de moda do Brasil e ter essa representatividade nas passarelas é mais do que querer chamar atenção, é a prova de que os tempos mudaram e não tem mais como se segurar em modelos (literalmente nesse caso!) e padrões antigos. Olha que ironia: a moda, que deveria ser sempre a mais visionária, demorou demais para admitir a mudança nos padrões, mas antes tarde do que nunca, né non?

Bom, aqui vamos celebrar a entrada dos nossos modelos plus oficialmente para o universo da moda mainstream, porque eu não consigo nem expressar o tamanho do meu orgulho em ver esses modelos atravessando a passarela de um dos mais importantes eventos de moda do mundo.

Modelos plus size
na SPFW

Cavalera, Isaac Silva e Handred

Vamos começar com a modelo plus mais requisitada dessa SPFW: Rita Carreira. A Rita desfilou por 3 marcas, na ordem das fotos: Cavaleira, Isaac Silva e Handred. A Rita é modelo plus size há mais de 10 anos e também é idealizadora do Workshop Stand Out, que capacita outras meninas a trabalharem no mercado plus. Quem a acompanha certamente já ouviu as histórias sobre toda a gordofobia e racismo que ela teve que enfrentar para chegar até a SPFW (se você não conhece, assista nosso vídeo juntas clicando aqui). Me deixa extremamente orgulhosa ver a Rita brilhando em 3 desfiles com pegadas completamente diferentes e provando que a modelo plus size é tão profissional e boa quanto as modelos tradicionais.

Isaac Silva

Em sua primeira participação na SPFW, o estilista Isaac Silva fez questão de levar sua essência e a maioria dos envolvidos no desfile era de pessoas negras. Pelas passarelas do Isaac atravessaram, na ordem da foto abaixo: Gabriela Caroli, Akeen, Preta-Rara e Rita Carreira (na foto acima). Todos trajando branco, que como a gente bem sabe sempre foi uma cor “proibida” pela moda para pessoas gordas. Que lindo! O look do Isaac pra Rita é o meu favorito e eu fiquei com uma verdadeira vontade de ter um igual!

Free Free

A Free Free é uma plataforma multidisciplinar, comandada pela diretora criativa e stylist Yasmine Sterea, que reuniu peças doadas dos acervos de grandes marcas como Paula Raia, Reinaldo Lourenço, Osklen, Cris Barros, Adriana Degreas, Ju Jabour (o vestido da May, por exemplo) entre outras. Pelas passarelas da Free Free atravessaram, na ordem da foto: Preta-Rara, Mayara Russi e Fluvia Lacerda.

Agora, se você acha que a aparição de modelos plus size é o único motivo pelo qual devemos enaltecer o desfile da Free Free, você está MUITO enganada! O casting contou com todo tipo de representatividade, não só a gorda. Tinha modelo com síndrome de Down, modelo com nanismo e uma modelo cadeirante, que protagonizou o momento mais inédito e emocionante dessa temporada.

Apesar de ainda ter a maioria de modelos tradicionais, essa edição foi um recorde na quantidade de modelos mostrando a diversidade. Além de ser a temporada com mais modelos plus size, com certeza também foi a temporada com a maior representatividade da história. Um momento lindo de se ver! Espero mesmo que as semanas de moda se mantenham assim: cada vez mais abraçando as diferenças e mais perto da nossa realidade.

Também comentei os desfiles em vídeo, pra que curte assistir, aperta o play:

O que vocês acharam? Quem mais vocês gostariam de ver nas passarelas da SPFW? Me contem TUDO aqui nos comentários!

HUA HUA

BJÓN

Ju Romano

Uma gordinha, de cílios longos e pernas curtas. Defensora da liberdade de ser quem e como a gente é, sempre com muito amor próprio.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados