Warning: file_put_contents(): Only 0 of 10 bytes written, possibly out of free disk space in /srv/users/serverpilot/apps/blog-juromano/public/wp-content/plugins/merge-minify-refresh/merge-minify-refresh.php on line 564

Como fazer um planner em casa? | Planner para iniciantes

Oi, gente linda! Eu já contei aqui os 9 motivos pelos quais você deveria começar um planner já e apesar de agora eu ter um planner que já vende pronto, antes desse eu fazia meu próprio em casa, à partir de um caderno comum. Você pode comprar um pronto, imprimir folhas soltas e montar planners baratinhos com o que tem na internet ou fazer em um caderno.

PLANNER PRONTO PARA IMPRIMIR

Se você optar por imprimir um planner pronto, vou deixar a indicação aqui do planner “Bonecas de Luxo” , da Nah Souza e Raíssa Medrado, que fizeram pra você usar no computador ou imprimir e montar em casa. Ele está à venda online por R$ 15 e assim que você paga já fica disponível para você baixar o PDF e começar a usar (eu também comprei pra ver como era hehe). Esse por exemplo, tem partes separadas, pra você montar como quiser em casa, e é bem completinho. A única diferença é que, se você imprimir, vai gastar com impressão e encadernação, mas ainda sai mais barato que o MyPlanner, que é o que eu uso e já vem pronto, mas custa cerca de R$ 159. 

PLANNER PARA FAZER SOZINHA

Já se você não quer comprar NADA até ter certeza de que vai se adaptar ao sistema de organização de um planner, vim aqui mostrar como você pode fazer um em casa. Vou colocar o que eu gosto que tenha nos planners e como dá pra fazer essa divisão de um jeito que funcione.

Lembrando que se você fizer o seu próprio planner em casa vai sair mais barato, você pode colocar o que você quiser, deixar o espaço que achar melhor e fazer como bem entender. Apesar dos benefícios, fazer em casa vai te dar muito mais trabalho e foi por isso que acabei comprando o planner pronto depois que percebi que realmente tinha me adaptado a esse método de organização e que o dinheiro não seria em vão. Então acho que se você nunca fez um planner, talvez seja legal começar com um feito em casa e depois, se você se adaptar, comprar um pronto.

Dito isso, vamos à algumas dicas do que  eu acho essencial ter em um planner… Lembrando que isso é o que EU acho importante no geral, o que eu mais uso e o que eu realmente acho que vai te ajudar na organização, tá? Mas cada pessoa tem suas necessidades particulares (eu por exemplo uso um quadradinho na lateral de cada semana para contabilizar quantas vezes fui na academia e quantos vídeos subi no Youtube naquela semana, mas isso é bem específico).

O QUE ACHO IMPORTANTE TER NO PLANNER

    • Um calendário completo que dê pra visualizar todos os dias do mês.
    • Separação de meses
    • Separação de semanas
    • Separação de dias e em cada dia uma separação de períodos.
    • Balanço financeiro no final do mês.
  • Metas mensais e semanais.

COMO FAZER

Você pode fazer de vários jeitos, inclusive usando uma folha por dia, como uma agenda, mas eu vou fazer copiando o estilo do meu planner pronto, ok? 

Escolha um caderno em branco. Eu escolhi um caderno pautado comum (que vai ter dar MUITO espaço pra pirar na criatividade), mas o que importa é como você vai se sentir mais confortável e qual a necessidade de carregar o planner consigo. Se você vai transportar todo dia, pra onde você for, melhor escolher um caderno menor. Ah! Quanto mais grossa for a folha do seu caderno, mais bonito vai ficar seu planner, porque a cor de um lado da folha não transfere para o outro. 

SEPARE O CADERNO EM PARTES

Primeiro separe seu caderno em 12 partes (os meses) e em cada parte deixe 7 folhas (para caber uma capa + página de metas + calendário + balanço financeiro ao final do mês). 

DEFINA OS MESES COM ETIQUETAS

Escreva o nome dos próximos meses e cole-os na primeira folha de cada uma das partes separadas, para definir os meses. Você pode usar aqueles adesivos marcadores de página ou post-its, mas minha melhor opção para aumentar a durabilidade do seu planner, é que você escreva os meses em pedacinhos de papel ou de cartolina para deixar mais durinho (dos 2 lados) e encape o papel com um pedaço de durex. Assim os meses colam bem na folha e ficam plastificados, ajudando você a abrir seu planner no mês certo sem arrancar o post-it ou perder a aderência. 

FAÇA SUA PÁGINA DE METAS

Na folha que você colou o nome do mês, de um lado você pode fazer uma capa com o nome do mês bem grande e bonito, na parte de trás dessa folha, faça uma página de metas mensais. Pode ser um quadrado enfeitado ou vários quadradinhos, cada um com uma área específica da vida. 

DESENHE SEU CALENDÁRIO

Na folha seguinte à que você colou o mês, tire as medidas da folha e divida para fazer uma tabela de 7 x 6 (7 quadradinhos na horizontal e 6 quadradinhos na vertical). Desenhe com ajuda de uma régua e à lápis, assim se errar é só apagar e depois que estiver pronto você passa a caneta preta ou colorida por cima. 

Na primeira linha da sua tabela escreva SEG | TER | QUA | QUI | SEX | SAB | DOM . Em todos os outros espaços da tabela, faça um quadradinho ou bolinha em um dos cantos. 

Depois abra um calendário, pode ser o do celular ou joga na internet, e vá colocando os dias nos quadradinhos do canto, de acordo com o dia da semana. Aqui, você pode fazer tudo a lápis e depois passar uma canetinha colorida por cima, você pode imprimir os números e colar, pode escrever direto com uma caneta preta… Faça como achar mais legal. 

Seu calendário mensal está pronto. 

DIVIDA AS SEMANAS 

Vire a página do seu calendário e comece a primeira semana do mês. Você pode fazer um planner com colunas verticais ou espaços horizontais – ou também misturar os 2 estilos de acordo com o mês. Eu já fiz os 2 tipos e prefiro o vertical, mas é mera questão de gosto. 

Se você fizer um planner vertical:

Você está com o caderno aberto, essas 2 folhas devem dar espaço a 8 colunas (uma coluna para metas e outras 7 para cada dia da semana). Tire as medidas, divida por 8 e trace linhas separando colunas. 

Se você fizer um planner horizontal: 

Divida cada uma das folhas em 4 partes iguais e trace linhas horizontais dividindo elas. A primeira ou a última parte da divisão pode ficar para metas e as outras  para os dias da semana. 

Com as folhas divididas, escolha onde você vai escrever o número dos dias. Eu gosto de quadradinhos nos cantos ou bolinhas em cima de cada coluna, mas aí cada uma usa a própria criatividade. 

 

DIVIDA OS DIAS EM PERÍODOS

Deixe a primeira coluna em branco e divida as outras em partes iguais. Ok, isso não é necessário, principalmente se você optar pelo planner horizontal. Mas com divisão dentro dos próprios dias, eu acho que  fica MUITO mais fácil de se organizar. Meu planner pronto tem 4 partes em cada dia e cada parte eu uso para uma coisa, por exemplo: a 1ª é a lista de coisas que eu tenho que produzir no dia; a 2ª são as coisas que publiquei no dia; a 3ª ou uso para decorar ou coloco o vídeo que subiu no dia se tiver subido vídeo; e a 4ª eu uso para atividades pessoais. 

Você pode dividir em quantas partes quiser ou não dividir igual e separar as atividades de forma decorativa. Você quem decide, seu planner suas regras!

——————————————————————————————————————–
LEIA TAMBÉM: como fazer seus próprios adesivos de planner
——————————————————————————————————————–

DIVIDA A COLUNA DE METAS SEMANAIS

Essa coluna que deixamos em branco você pode dividir como bem entender. Eu uso para colocar a produção da semana, ideias de conteúdo, meta de atividade física e controle da quantidade de vídeos publicados, mas você pode dividir como fizer mais sentido para você. 

 

DESENHE SUA FOLHA DE METAS MENSAIS

Na última página das 7 folhas, depois de ter desenhado as 5 semanas do mês de acordo com o calendário, faça uma página de balanço mensal. Pode ser financeiro, pode ser de hidratação, de produção e do que mais você quiser e precisar. Esse espaço é livre pra você preencher com o que fizer sentido na sua vida. Eu gosto da ideia do balanço gastos X ganhos, porque isso te ajuda a ter mais organização financeira, mas você pode fazer um quadro de humor durante os dias do mês (e ir preenchendo todo dia com uma cor), você pode fazer um quadro de autocuidado colocando quantos dias do mês você conseguiu praticar alguma coisa boa para si, pode fazer um cronograma de limpeza e arrumação de casa ou qualquer outra coisa… Aqui o céu é o limite! 

 

Para ver tudo, como fazer e tudo mais, assista o vídeo a seguir:

 

Bom gatonas, seja imprimindo e montando ou desenhando do zero, esses foram só algumas sugestões de como fazer um planner em casa… Agora que você tem o seu planner ficou na dúvida de como decorar e arrumar tudo bonitinho? Então fica ligada que no próximo post eu vou mostrar o que eu tenho pra fazer o planner, canetinhas, adesivinhos e tudo mais e como eu  mais gosto de usar pra me organizar! Não perca! 

 

HUA HUA

BJÓN 

 

 

Ju Romano

Uma gordinha, de cílios longos e pernas curtas. Defensora da liberdade de ser quem e como a gente é, sempre com muito amor próprio.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados