Barbiecore: o estilo inspirado na Barbie e looks plus size

Com as gravações do live action da Barbie, que tem estréia prevista pra 2023, já temos diversas imagens vazadas e uma certeza: o estilo da boneca mais famosa do mundo caiu no gosto das fashionistas... O nome da tendência é Barbiecore.

Se hoje você se interessa por moda, há uma grande chance de que na infância tenha passado horas e horas trocando as roupas de suas bonecas, combinando peças inusitadas, procurando o par daqueles minúsculos sapatinhos e fantasiando como seria quando você se tornasse adulta o suficiente para poder vestir aquelas mesmas peças na realidade e finalmente viver de acordo com a sua imaginação.

É verdade que o corpo desproporcionalmente irreal de uma Barbie pode ter causado na gente uma sensação de eterna insuficiência corporal, afinal conforme crescemos e nossas pernas não ficaram longas nem nossas cinturas finas o suficiente, sobramos com a sensação de que não chegamos onde deveríamos esteticamente… E se não chegamos na vida adulta como deveríamos, como poderíamos usar aquelas roupas incríveis ou sermos tão bem sucedidas quanto éramos em nossas projeções?

A incompletude de nossos corpos, segundo nossa imaginação infantil, é apenas uma engrenagem das muitas que giram a roda da pressão estética. Desde a infância, das nossas bonecas às mídias, somos levadas a acreditar que o corpo ideal e belo é apenas um tipo de corpo – um que não seria nem sequer possível existir de forma saudável.

O artista Nickolay Lamm projetou uma versão da Barbie com medidas reais: mais baixa, cintura mais larga e pés maiores

Não me leve a mal, eu amava brincar de Barbie e, sem dúvida, algumas dessas brincadeiras deram o pontapé inicial para que eu expandisse minha imaginação dentro da moda, enxergasse tantas possibilidades e aprendesse a combinar cores de forma harmônica e interessante. Eu amava tanto brincar de trocar roupa, que faço isso até hoje.

Talvez seja esse resgate da infância fashionista misturada a uma influência da indústria pop na moda, que tenha feito ressurgir uma forte tendência, o Barbiecore, que vai das passarelas à vida real e traz elementos inspirados no universo das bonecas. Dos pés à cabeça, passando por todos os aspectos visuais, as referências podem aparecer como um estilo de sapato, uma cor ou um penteado.

Hoje somos adultas, entendemos de forma racional que nossos corpos são diversos, que não precisamos ter um corpo específico para sermos estilosas, bonitas e bem sucedidas. Embora muitas das referências midiáticas do estilo Barbiecore sejam corpos magros e mais próximos ao de uma Barbie, sabemos que fora das telas, na vida real, existem os mais diferentes corpos, de diferentes formatos, adaptando e usando as tendências de forma linda e autêntica.

Nesse post, faremos um dossiê do estilo Barbiecore, com referências de tudo quanto é tipo, mas principalmente inspirações de looks reais em corpos grandes, porque SIM nós podemos ser o que quisermos, com o corpo que tivermos, inclusive podemos ser uma Barbie, por que não?

 

♥ ESTILO BARBIECORE: ELEMENTOS

 

SILHUETA ESTRUTURADA 

Lembra o tal do corpo violão da Barbie? Peças que acompanham essa estrutura de corpo são uma das características do estilo Barbiecore, por isso muito provavelmente essas peças terão a cintura marcada e um corte evasê na parte de baixo, seja em saias com caimento em A ou em calças clochard, por exemplo. Não quer dizer que seu corpo precise obedecer a essas medidas, ok? Até porque são as roupas que devem se moldar aos nossos corpos, não o contrário.

 

PLATAFORMA EXAGERADA

Das Barbies às bonecas Bratz, o estilo de sapato com plataformas imensas e pesadas é uma característica visual marcante. Versace, Giuseppe Zanotti, Prada, Naked Wolfe e outras marcas de luxo lançaram suas versões e, logo em seguida, marcas mais possíveis como Shein, Satinato, Vizzano, Schutz, Arezzo, etc, também embarcaram na tendência.

Sapato estilo Barbiecore da coleção Ready to Wear Fall 2022 da Valentino

 

PENTEADOS VOLUMOSOS

O estilo boneca também sobe à cabeça e aquela escova com pontas viradas pra fora é uma forte característica, ela pode aparecer em um rabo de cavalo volumoso com as pontinhas escovadas ou em um cabelo solto com volume de raiz e até uma tiara para arrematar.

 

MUITO ROSA!

Por fim, a principal característica desse estilo: PINK! MUITO PINK. O rosa choque é um elemento visual muito forte, que durante muito tempo ficou de fora das cartelas fashionistas, e agora voltou pra brilhar. A boa notícia é que a cor pink é um jeito de inserir a tendência no dia a dia sem ficar caricata.

 

 

 

♥ INSPIRAÇÕES DE LOOKS PLUS SIZE ♥

 

Mel Soares

Em seu perfil de Instagram, @relaxaaifofa , a Mel traz looks incríveis e cheios de estilo. Ela trouxe a tendência Barbiecore de um jeito mais casual e despojado, combinando o blazer rosa e o top pink com uma calça jeans jogger e uma sandália, também rosa de tiras. Acho que esse é um jeito muito usual da tendência, que faz referência mas mantém a modernidade. 

 

Ju Romano

Eu também vivo compartilhando no @ju_romano looks com peças rosas, cor que eu adoro e acho que combina demais com a minha personalidade mais romântica. Seja em um look mais formal, com sapatilha e blazer, ou em um look mais descolado, com o vestido e meia-calça, os elementos da tendência Barbiecore já faziam parte do meu estilo antes mesmo de voltarem aos holofotes.

 

Raíssa Campos

Um jeito legal de investir na tendência sem virar uma fashion victim é combinar um estilo mais moderno e despojado com as peças pink, por exemplo. É o que faz a @raissacampos em seu perfil, com looks cheios de personalidade e misturas mais descoladas.

 

Mayara Russi 

A May, como boa canceriana, também tem um estilo mais romântico e sexy. No perfil @mayararussi ela tem inspirações que vão do real ao lúdico, seja no conjuntinho romântico que ganha um toque de femme fatale ou na flor imensa de tule brilhante que compõe uma foto de moda impactante.

 

Layla Brigido

Apesar da Layla trazer no @laylabrigido muita inspiração de looks em preto, ela tem um estilo Barbie Sofisticada até quando não está de rosa. Elementos como cintura marcada, plataforma e o penteado com rabo de cavalo volumoso são características de seu estilo cotidiano.

 

Preta-Rara

Em seu perfil @pretararaoficial ela compartilha diversos looks em rosa que ficam mais  perfeitos ainda com seus penteados e cabelos volumosos – e muitas vezes também coloridos. Do dia a dia, à praia ou balada, ela mostra que estilo, cores fortes e muita personalidade fazem parte do seu guarda-roupa há muito tempo.

 



 

Bom, gatonas, como TODAS as tendências você NÃO precisa usar se não fizer parte do seu estilo ou da sua personalidade, sabe? Aqui reuni as inspirações e uma reflexão sobre o estilo, mas seu armário e seus looks têm que refletir somente a sua personalidade ♥

 

Me contem aqui o que acharam do estilo e o que vocês pensam sobre isso!

 

HUA HUA

BJÓN

Ju Romano

Uma gordinha, de cílios longos e pernas curtas. Defensora da liberdade de ser quem e como a gente é, sempre com muito amor próprio.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>





©2013-2016 Juromano - Todos os direitos reservados